Vacinas e prevenção da Covid-19 em África: o compromisso de Sant'Egidio com o apoio da República de Chipre

Em África, a situação na batalha contra a Covid-19 é alarmante: apesar dos novos casos registados, as vacinas continuam a estar em falta. No continente africano, de facto, apenas 7 milhões de pessoas em 1,3 mil milhões estão imunizadas. No mundo, dos quase dois mil milhões de vacinas administradas, apenas 1% são administradas à população africana.

Sant'Egidio, graças ao apoio da República de Chipre, continua a prevenção da Covid-19 graças ao programa DREAM presente em 10 países africanos. Lançado em 2002 para o tratamento da SIDA em África, DREAM tornou-se ao longo dos anos um modelo para o continente, com 50 centros clínicos e 28 laboratórios de biologia molecular, que forneceram testes de diagnóstico e cuidados de saúde gratuitos a mais de 500.000 pessoas e permitiram, entre outras coisas, o nascimento de 120.000 crianças saudáveis de mães seropositivas. DREAM trabalha em apoio aos sistemas de saúde dos estados individuais, formando o pessoal médico e de enfermagem local. Com base na experiência adquirida na luta contra o VIH, tuberculose e ébola, o programa tomou imediatamente medidas na luta contra a pandemia de Covid-19, disponibilizando os seus laboratórios e centros clínicos para o rastreio e vacinação dos pacientes.

Os fundos atribuídos pelo Governo de Chipre permitirão aumentar as vacinações e a distribuição de equipamento de protecção pessoal no Malawi e em Moçambique. "Esta é uma doação particularmente importante, num momento difícil para a África também devido ao declínio da ajuda para a cooperação, enquanto que é essencial intensificar as actividades de prevenção e alargar a campanha de vacinação no Sul do mundo", disse o presidente da Comunidade de Sant'Egidio Marco Impagliazzo.