300 refugiados resgatados do Afeganistão com os corredores humanitários, graças à ampla cooperação das organizações da sociedade civil

Hoje, quarta-feira 27 de Julho, 217 refugiados afegãos que estavam no Paquistão desde Agosto passado chegaram num voo de Islamabad. A sua entrada em Itália foi possível graças a um memorando de entendimento com o Estado italiano, assinado a 4 de Novembro pela Comunidade de Sant'Egidio, a Federação das Igrejas Evangélicas em Itália, Tavola Valdese, Arci, Caritas Italiana, IOM, NIHMP e UNHCR.

Juntamente com outras chegadas do Irão, a 25 de Julho, e amanhã, quinta-feira 28 de Julho, um total de mais de 300 refugiados afegãos serão acolhidos no nosso país, em diferentes regiões de Norte a Sul, graças aos corredores humanitários: um projecto que é inteiramente da responsabilidade das associações proponentes, tornado possível graças à generosidade e empenho livre e voluntário de muitos cidadãos italianos, que ofereceram as suas casas para os acolher, assim como congregações religiosas, ONGs e vários actores da sociedade civil. Estes incluem Solidaire, que, em colaboração com a Open Arms, ajudou a organizar o voo a partir do Paquistão.

Esta tarde, realizou-se uma conferência de imprensa em Fiumicino para acolher os refugiados, na qual participaram Marina Sereni, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional; Marco Impagliazzo, Presidente da Comunidade de Sant'Egidio; Daniele Garrone, Presidente da Federação das Igrejas Evangélicas em Itália; Alessandra Trotta, moderadora da Mesa Waldensiana; Filippo Miraglia, Oficial Nacional de Imigração de Arci; Valentina Brinis, Open Arms. (VER O VÍDEO)

“Como governo italiano, assumimos o compromisso de não abandonar o povo afegão", disse Marina Sereni, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional. "A situação humanitária é muito grave, especialmente para as mulheres e raparigas, que não foram autorizadas a voltar à escola. Não podemos permitir que as crianças afegãs percam o seu futuro. O governo italiano continuará, com os seus parceiros e agências internacionais, a levar ajuda humanitária ao Afeganistão e aos países vizinhos. Temos o dever de acolher aqueles que virão a Itália graças aos corredores humanitários, que são o resultado do trabalho da sociedade civil italiana, que se pôs em marcha e que, graças à colaboração dos ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros, tornou possível esta primeira chegada".

"Não esquecemos o sofrimento dos afegãos! Hoje, para 300 refugiados afegãos, está a ser cumprida uma promessa: a de não os abandonar após o regresso ao poder dos Talibãs em Agosto passado", disse Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio. "Temos o prazer de lhes dar as boas-vindas e de iniciar para todos eles o caminho de integração, agora experimentado e testado, dos corredores humanitários. Estas pessoas serão alojadas, em diferentes cidades, pelas nossas Comunidades, mas também por cidadãos e congregações religiosas que quiseram abrir as portas das suas casas. Enquanto milhões de pessoas fogem de guerras, fome e alterações climáticas em busca de um risco futuro que desaparece dos holofotes ou se torna objecto de instrumentalização política, a Itália mostra o seu rosto humano e acolhedor, graças aos corredores humanitários e a uma sinergia virtuosa entre a sociedade civil e as instituições".

Daniele Garrone, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas em Itália, e Alessandra Trotta, moderadora da Mesa Waldensiana, disseram: "Os evangélicos também acolhem com alegria os beneficiários deste corredor humanitário para os refugiados afegãos. Não nos tínhamos esquecido deles. A chegada de hoje é fruto dos esforços conjuntos de associações e instituições que trabalharam em conjunto para desenvolver e alargar as boas práticas dos corredores humanitários inaugurados em 2016, e desde então também propostos às instituições europeias como uma política estrutural para a gestão dos refugiados".

Filippo Miraglia, chefe da imigração no Arci nazionale, afirmou: "O Arci está muito satisfeito por participar pela primeira vez nos corredores humanitários: Se estas pessoas que hoje chegaram de avião, acolhidas por nós e pela Itália com generosidade, se tivessem decidido por conta própria procurar protecção, e tivessem chegado às fronteiras da UE, recorrendo a traficantes como 99% das pessoas em fuga são obrigadas a fazer, seriam chamadas "imigrantes ilegais" com desprezo e correriam o risco de acabar em campos líbios apoiados pela Europa e pelo nosso governo, ou rejeitados nas nossas fronteiras terrestres, como acontece todos os dias, violando todas as leis e convenções internacionais. É por isso que queremos apoiar e investir, também para mostrar que existem alternativas".

Para Enrique Piñeyro, presidente da ONG Solidaire: "A viagem tem um valor muito elevado para nós porque estamos a acompanhar pessoas que querem fugir do local onde vivem porque aí estão em perigo. As mulheres no Afeganistão, entre casamentos forçados, a impossibilidade de estudar, a impossibilidade de sair de casa sozinhas... vivem numa condição desumana. Poder ajudá-los a viver uma vida normal é muito gratificante".

Oscar Camps, fundador da Open Arms, disse: "Nunca poderia imaginar, quanto mais em 2015, quando começámos a salvar pessoas que fugiam da guerra na Síria através do Mar Egeu, que hoje me encontraria no aeroporto de Islamabad, colaborando para criar um corredor humanitário que traria as mulheres e raparigas afegãs para a segurança, neste caso para Itália. Isto foi possível graças à colaboração com muitas organizações e graças ao avião posto à disposição pela ONG Solidaire. Para aqueles de nós que estão habituados a resgatar no mar em condições difíceis, é motivo de orgulho poder evacuar estas pessoas através de canais seguros e legais. Continuaremos a estar no mar, mas também é importante tentar evitar sofrimentos desnecessários, facilitando de qualquer forma possível estes corredores humanitários. Open Arms and Solidaire continuará a fazê-lo sempre que possível.”

VÍDEO CONFERÊNCIA

Apoie os nossos corredores humanitários