O Verão de Sant'Egidio na Albânia com doentes psiquiátricos sabe a liberdade

De diferentes cidades em Itália, mais de 70 pessoas da Comunidade passam o Verão em Tirana, Kavaje, Elbasan e em algumas aldeias do norte do país, com os doentes no hospital psiquiátrico e os idosos e crianças em algumas instituições, para renovar uma amizade que durou mais de 30 anos e que se manteve fiel mesmo nos tempos difíceis da pandemia.

Os primeiros foram os amigos e as amigas com doenças mentais que viviam nas casas em Tirana e Kavaje. Este ano, para além das tradicionais férias junto ao mar, houve também vários fins de semana nas montanhas de Dajti, uma área rica em florestas. Uma alegria particular foi a chegada, nos primeiros dias de Julho na casa vermelha em Tirana, de G. que foi internado no hospital psiquiátrico de Elbasan aos 18 anos de idade e que lá tinha estado durante 10 anos porque não tinha família nem casa. Nos últimos dois anos, 11 pessoas tiveram alta do hospital e foram levadas para as casas da Comunidade, dois homens e nove mulheres: uma delas, após um período em Kavaje, pôde regressar à sua família com o marido e os filhos; enquanto outra começou a trabalhar como cozinheira assistente numa instituição para idosos e, no início deste mês, para qualificar o seu trabalho, começou a frequentar um curso de culinária regional em Durres.

Há muitas histórias de libertação, redenção e inclusão que vivemos em conjunto nas "Casas Vermelhas". Graças também ao apoio e colaboração com o Ministério da Saúde da Albânia, estas casas tornaram-se um modelo alternativo à admissão de doentes em hospitais psiquiátricos, ainda presentes no país e, sobretudo, representam uma esperança de uma nova vida possível para muitos outros que estão à espera.