Na Albânia, Sant'Egidio com os pacientes do hospital psiquiátrico "Sadik Dinci" de Elbasan

No pátio do hospital psiquiátrico, Gerta está sentada ao lado de Xhulia. Gerta é uma bela mulher de mais de 80 anos com um rosto expressivo e enrugado: 'Depois da morte do meu irmão', ela sussurra através das suas lágrimas, 'já ninguém me procura. Xhulia nunca teve uma casa: aos dezoito anos saiu do orfanato, sem encontrar uma família: ao ouvir as notas da música italiana, sorri e atira-se a uma dança desenfreada.

Gerta e Xhulia são dois dos 320 homens e mulheres hospitalizados no hospital psiquiátrico 'Sadik Dinci' em Elbasan, Albânia, com quem a Comunidade se reuniu nas últimas semanas. Graças à cooperação do pessoal do hospital, foram dias intensos com oficinas de pintura, festas e amizade: mesmo aqueles que não podiam sair das alas foram acompanhados por um bolo e uma serenata de guitarra debaixo das janelas gradeadas: "ju duam shumë" ("nós amamos-te") foi lido no cartaz preparado para eles.

O momento mais intenso foi a oração pelos doentes juntamente com sessenta dos amigos hospitalizados, que puderam descer ao pátio para recordar todas as pessoas afectadas pela doença e fragilidade.

Gerta acendeu a sua vela e depois apertou gentilmente a mão de Camilla, uma estudante universitária de Génova: "Precisamos de rezar porque é a única maneira de não perder a esperança".