MIGRANTS

O naufrágio de migrantes ao largo das costas italianas é um massacre inaceitável. Pedimos rotas de entrada regulares, corredores humanitários, um plano de ajuda e desenvolvimento para os países de origem

A Comunidade de Sant'Egidio expressa as suas profundas condolências às famílias das vítimas e dos muitos migrantes desaparecidos quando um barco afundou a poucos metros da costa da Calábria. Perante a morte de famílias inteiras com crianças e pessoas frágeis em fuga de países como o Irão, o Paquistão e o Afeganistão, não podemos parar por uma simples indignação. É necessário continuar e encorajar o resgate das pessoas em perigo no Mediterrâneo e acolhê-las, como o Papa Francisco nos convidou a fazer hoje no Angelus.

 

Ao mesmo tempo, é necessário activar urgentemente - e extensivamente - programas de recolocação europeus dos países do sul do Mediterrâneo; aumentar as quotas dos decretos de fluxo juntamente com novas rotas regulares de entrada, a única solução para gerir um fenómeno de vastas proporções. Modelos que funcionam porque favorecem a integração, tais como os corredores humanitários, que a nossa Comunidade tem vindo a perseguir juntamente com várias realidades desde 2016, para além da entrada para fins de trabalho, de que o nosso país tanto necessita.

 

Mas acima de tudo, pedimos à Europa que saia do seu torpor e da lógica de encerramento que não favorece a imigração regular, aumentando a cooperação e activando imediatamente um "plano especial" de ajuda e desenvolvimento para os países de origem dos migrantes, do outro lado do Mediterrâneo e na África subsaariana. Se não abordarmos esta questão, que poderia dar, pelo menos a médio prazo, uma resposta concreta, com a criação de empregos e um futuro habitável nos países de partida, juntamente com novas políticas de imigração, serão infelizmente inevitáveis novas tragédias no mar ou no deserto africano.

As palavras do Papa Francisco: "Esta manhã, soube com tristeza do naufrágio que ocorreu na costa da Calábria, perto de Crotone. Já foram recuperados 40 mortos, incluindo muitas crianças. Rezo por cada um deles, pelos desaparecidos e pelos outros migrantes que sobreviveram. Agradeço aos que trouxeram socorro e aos que estão a dar abrigo. Que Nossa Senhora apoie estes nossos irmãos e irmãs."