BOOKS

Lançamento da edição portuguesa do livro " Não basta nascer" em Maputo

Realizou-se em Maputo o lançamento do livro em língua portuguesa: "Não basta nascer" crianças invisíveis, tráfico de menores e estado civil, em África.
IlO livro relata o trabalho da Comunidade de Sant'Egidio em África para o registo civil das crianças através do Programa Bravo! um compromisso nascido da convicção "de que não se pode aceitar que alguém venha ao mundo privado de direitos fundamentais, que cresça como cidadão de segunda ou terceira classe no seu próprio país e acabe por se tornar presa dos novos traficantes de escravos", como escreve Andrea Ricccardi na introdução.

Em Moçambique, o programa começou em 2010 na periferia do país, num distrito rural do norte - Mecuburi, na Província de Nampula - e está atualmente presente em todos os 23 distritos de Nampula e em cinco Províncias do país.

O lançamento do livro contou com a presença da Ministra da Justiça, Helena Kida, do Reitor da Universidade Eduardo Mondlane prof. Guilherme, e o diretor nacional do programa Bravo, Américo Sardinha.

Foi uma oportunidade para muitos profissionais, que conhecemos ao longo de todos estes anos, para os activistas de Bravo e muitos amigos perceberem o quanto o trabalho de todos pode mudar a vida de muitas crianças e tirá-las da invisibilidade.

A Ministra sublinhou a importância do Programa para Moçambique e agradeceu a presença fiel da Comunidade ao longo destes anos.

O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane propôs que "Não basta nascer" se tornasse também um manual de estudo para os estudantes de Direito, dizendo que aprendeu muitas coisas com a leitura do livro.

Nas próximas semanas, o livro será também apresentado nas outras Províncias onde o programa "Bravo!"  está presente