EVENTS

Sant'Egidio em Lisboa para participar na Jornada Mundial da Juventude

"Maria levantou-se e partiu apressadamente": o tema do encontro e da visita aos mais fracos e idosos no centro do encontro

A JMJ 2023 está prestes a começar, em Lisboa, Portugal, reunindo jovens de todo o mundo de 1 a 6 de agosto. Amanhã, o encontro será aberto com uma missa celebrada pelo Papa Francisco.

O tema da Jornada, do Evangelho de Lucas (1,39) "Maria levantou-se e partiu apressadamente", é um convite à extroversão dos jovens, ao encontro e à visita aos mais frágeis e a outras gerações. "A Mãe do Senhor é um modelo de jovem em movimento, não imóvel diante do espelho contemplando a própria imagem ou "presa" nas redes. Ela é toda voltada para fora. É a mulher pascal, em permanente estado de êxodo, de saída de si mesma para o grande Outro que é Deus e para os outros, os seus irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados, como a sua prima Isabel" Lia mais

Há vários dias que estão a chegar a Lisboa grupos de jovens de Sant'Egidio, vindos de várias cidades de Itália, Espanha, França, Costa do Marfim e do próprio Portugal.

Durante estes dias, a Comunidade - que também animará uma catequese intitulada "Levanta-te! - propõe vários momentos de encontro e de oração pela paz, e uma exposição sobre os três P's: Prece, Pobres, Paz, na Capela do Rato, e na Igreja de São Miguel, no bairro de Alfama.

Baixe o folheto com o programa da Comunidade (PDF)