DATES

“O Papa Francisco encontra as crianças: aprendamos com os meninos e as meninas” . A apresentação do evento que será realizado no Vaticano no dia 6 de novembro

 Ontem foi apresentado o encontro “Papa Francisco encontra as crianças. Aprendamos com os meninos e as meninas”, que será realizado no Vaticano no dia 6 de novembro.
Promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, o evento contará com a participação de mais de 6.000 meninas e meninos dos cinco continentes.
Num mundo “assolado por tragédias devastadoras” e por guerras “que parecem não ter fim”, pede-se a todos que “tenham a coragem de sonhar com a paz”, aprendendo com a “fortaleza das crianças”. Assim foi o Cardeal José Tolentino de Mendonça , prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que agradeceu ao Papa Francisco por ter lançado a iniciativa e às associações por a terem apoiado, encarregando-se da organização: Comunidade de Sant'Egidio, Frades Franciscanos Conventuais e Auxilium Cooperativo.
“Nas Escolas da Paz – disse Marco Impagliazzo – há uma grande expectativa e emoção pelo que o Papa Francisco dirá e todas as crianças estão preparando as perguntas a serem feitas”. O presidente de Sant'Egidio anunciou também a montagem da exposição Vamos fazer a paz?!, no átrio da Sala Paulo VI. As vozes das crianças sobre a guerra. “Esta exposição será também uma oportunidade de aprender com as crianças - observou Impagliazzo - porque a sua voz diz um não muito explícito à guerra. Os jovens autores viveram isso de perto na Ucrânia, na Síria, no Afeganistão, na República Democrática do Congo, no Burkina Faso, no norte de Moçambique. Falam das guerras de hoje que ocupam as páginas dos jornais e das guerras gangrenosas que todos parecem ter esquecido; guerras eternas que duram anos e que geram milhões de refugiados. A exposição permitirá ouvir isso das crianças também."
“Numa época de ‘evaporação do pai’, para citar Massimo Recalcati, o Papa Francisco é aquele pai que escuta e quer acolher os pedidos de todos por uma vida boa e humana. para dizer-lhes como devem viver e crescer. O encontro do dia 6 de novembro - concluiu Impagliazzo - será um momento educativo: de escuta, de aprendizagem e de aceitação mútua".
A coletiva de imprensa contou com a presença do padre Enzo Fortunato, fundador da cooperativa Auxilium, Angelo Chiorazzo, do piloto e escritor Aldo Cagnoli e de Maria Luisa Grilletta, diretora de planejamento industrial do grupo Trenitalia, que garantirá transporte gratuito aos 6 mil jovens participantes com alguns trens e ônibus especiais.
Encontro marcado em Roma, segunda-feira, 6 de novembro, às 14h30, na Sala Paulo VI .