EVENTS

Em Barcelona e Manresa há festa para os graduados da Escola de Língua e Cultura

No domingo, 22 de Outubro, a cerimónia de graduação da Escola de Cultura e Línguas de Barcelona e Manresa não foi apenas um momento para sublinhar a importância da língua como instrumento de integração para os "novos europeus", mas também para reafirmar o quanto as nossas sociedades precisam da vitalidade, energia e esperança que os migrantes trazem. Mais de quatrocentas pessoas assistiram ao evento, que teve lugar no auditório da Universidade Ramon Llull.

Barcelona

Este ano, a cerimónia acolheu também uma delegação da nova Escola de Cultura e Línguas de La Mina (San Adrià de Besos), uma zona suburbana de Barcelona, onde está a ser construída a segunda escola da cidade. Entre os vários testemunhos que enriqueceram o evento, conta-se o de Naszha, uma antiga aluna, que, para além de sublinhar a importância de ter aprendido catalão, para si e para os seus filhos, definiu a língua como a forma de construir novos laços familiares e afectivos.

Em consonância com o "espírito de Assis" que anima a Escola de Cultura e Línguas, foi evocado o recente encontro de Berlim intitulado "A Audácia da Paz" e foi lido o Apelo.

Manresa

Em Manresa, 130 pessoas de 30 nacionalidades reuniram-se no Teatro Kursaal para promover a cultura e a convivência, em resposta aos recentes incidentes racistas. As crianças da Escola da Paz fizeram também uma atuação dizendo "Não à guerra".