POPE

Papa Francisco com os refugiados dos Corredores Humanitários e as famílias que os acolhem: Sábado 18 de Março audiência no Vaticano

O primeiro evento público do Papa com os migrantes após a tragédia de Cutro

(ANSA) - CIDADE DO VATICANO, 14 de MARÇO - É um evento muito importante sobre a questão dos migrantes, o do próximo sábado, 18 de Março, às 11h30, quando o Papa Francisco receberá em audiência todos os refugiados e os migrantes que vieram para Itália e para a Europa graças aos "corredores humanitários" que a Comunidade de Sant'Egidio criou em conjunto com a Federação das Igrejas Evangélicas, a Tavola Valdese, a Cáritas Italiana e a Conferência Episcopal Italiana.
Neste que é o primeiro evento público do Papa com migrantes desde a tragédia de
Cutro,a Sala Paoulo VI - a ANSA fica a saber - ficará repleta de famílias de numerosos países em guerra ou afectados por graves emergências humanitárias como a Síria, Iraque, Afeganistão, Somália, Sul do Sudão, Nigéria, Congo RDC e Líbia.

Desde Fevereiro de 2016, de facto, mais de seis mil pessoas chegaram à Europa com este modelo - que salva as pessoas das viagens de desespero através do deserto e do Mar Mediterrâneo, garantindo a entrada regular - das quais mais de cinco mil em Itália.

Para além das realidades que promovem os corredores humanitários, haverá também associações, dioceses, paróquias e famílias que acolhem e integram os refugiados, incluindo a Comunità Papa Giovanni XXIII, Arci e outros. Durante a audiência, que terminará com um discurso do Papa Francisco, serão ouvidos alguns testemunhos de refugiados, bem como os de italianos que os integraram com sucesso no nosso país.
(ANSA)