PEOPLE WITH DISABILITIES

Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, um grande recurso humano, emocional e cultural

O dia 3 de Dezembro é o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, instituído em 1981 pelas Nações Unidas com o objetivo de promover os direitos das pessoas com deficiência para uma inclusão plena.

 O trabalho das Nações Unidas levou depois à adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em 2006, que promoveu ainda mais os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência, reafirmando o princípio da igualdade e a necessidade de assegurar a sua participação plena e efectiva nas esferas política, social, económica e cultural da sociedade. A Convenção foi ratificada por 175 países. A Itália ratificou-a em 2009.

Desde o início dos anos 80’ Sant'Egidio tem estado ao lado das pessoas com deficiência.

O direito ao trabalho:

As pessoas com deficiência representam um recurso no mundo do trabalho, mas as dificuldades que encontram são um sinal significativo da falta de inclusão social destas pessoas. Em 1991, através da criação da Cooperativa Sociale Pulcinella Lavoro, promovida pela Comunidade de Sant'Egidio, foi possível abrir em Roma, primeiro um pequeno sandwich bar e, alguns anos mais tarde, um verdadeiro restaurante no coração de Trastevere, a Trattoria de Gli Amici,  considerada uma boa prática de inclusão laboral. O investimento na restauração revelou-se um sucesso, criando um modelo inspirador para várias experiências em Itália e na Europa. Em 2017, nasceu o Amici Coffee & Books.  em Antuérpia, na Bélgica.  Em 2022, foi criada uma empresa de restauração num novo centro de cozinha para expandir as oportunidades de emprego. A 1 de dezembro deste ano, foi inaugurada a décima edição do curso de formação "Valgo anch'io" ("Eu també mereço") para comissários de sala e de cozinha.
As Oficinas deArte, são locais de formação, onde as pessoas trabalham em conjunto para aprender técnicas artísticas, estudar, relacionar-se e comunicar.  A procura das próprias habilidades e potencialidades conduziu muitas pessoas com deficiência, em primeiro lugar, à possibilidade de comunicar (também através da tecnologia e dos meios informáticos), bem como a um processo de apropriação de códigos expressivos e artísticos personalizados. As pessoas envolvidas manifestaram cada vez mais uma profunda capacidade de compreender a realidade, desenvolvendo o seu próprio discernimento, pensamento e visão do mundo. No vídeo de apresentação da exposição DIS/INTEGRATION, na Universidade de Catania, o artista Ivan Crnic explica eficazmente como a arte e os métodos de partilha expressiva são os elementos determinantes para fazer emergir energias escondidas ou não expressas.

A mensagem do Papa para o dia 3 de dezembro: "Abrir-se aos talentos das pessoas com deficiência [...] tanto na sociedade como na vida da Igreja…”

“Jesus como Amigo" e "O Evangelho para Todos", títulos de dois volumes dedicados aos percursos de catequese com pessoas com deficiência, resumem bem o empenho e o caminho eclesial que Sant'Egidio vive com as pessoas com deficiência há mais de 40 anos. Através de percursos de catequese personalizados e de métodos de comunicação que têm em conta as dificuldades de cada pessoa, as pessoas com deficiência são acompanhadas na preparação para os sacramentos e para uma formação cristã permanente. Em Nápoles, desde 2007, no primeiro domingo do Advento, o bispo da cidade e toda a diocese abraçam as pessoas com deficiência que recebem o Crisma.

No dia 3 de dezembro, Dom Mimmo Battaglia conferirá o sacramento a 14 jovens que fizeram o curso de preparação com a Comunidade na Catedral de São Gennaro. Ser amigos de Jesus e comunicar esta alegria a tantos testemunha que só na inclusão dos mais frágeis se constrói uma sociedade mais humana para todos. Dizer "nós" e não "eles", pede o Papa Francisco, para a plena participação dos fiéis com deficiência na vida da Igreja.