ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 1,5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua classe, coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. Todo o povo estava da parte de fora em oração, à hora do incenso. Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe:
«Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu vais chamar-lhe João.

Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento.

Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe

e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.

Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições.» Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso, se estou velho e a minha esposa é de idade avançada?» O anjo respondeu:
«Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar esta Boa-Nova.

Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria.»

O povo, entretanto, aguardava Zacarias e admirava-se por ele se demorar no santuário.

Quando saiu, não lhes podia falar e eles compreenderam que tinha tido uma visão no santuário. Fazia-lhes sinais e continuava mudo.

Terminados os dias do seu serviço, regressou a casa. Passados esses dias, sua esposa Isabel concebeu e, durante cinco meses, permaneceu oculta. Dizia ela: «O Senhor procedeu assim para comigo, nos dias em que viu a minha ignomínia e a eliminou perante os homens.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho de Lucas inicia com o Anjo que fala ao sacerdote Zacarias que está no templo, para lhe anunciar o nascimento de um filho, João Baptista. O velho casal Zacarias e Isabel não tinha filhos porque os dois eram estéreis. Na velhice, já não esperavam outra coisa senão a conclusão das próprias vidas. O futuro já estava traçado, sem nenhuma esperança senão a da morte. Neste casal já idoso, podemos ver a vida de muitos idosos e de muitas idosas resignados a passarem os últimos momentos da vida de uma maneira mais ou menos triste, muitas vezes sozinhos e de qualquer modo, sem nenhuma esperança para o amanhã. É uma condição que, nas nossas sociedades opulentas, se torna cada vez mais frequente e, se possível, também mais cruel. O progresso da medicina, felizmente, ajuda a prolongar os anos de vida mas, lamentavelmente, alonga-se também, o tempo da solidão e da tristeza: sempre cada vez menos pessoas se ocupam dos idosos e, na verdade, são poucos os que perdem o próprio tempo a falar com eles. Mas, no templo, o Senhor manda um Anjo falar com Zacarias e anunciar-lhe que terá um filho. Para Zacarias parece impossível. A falta de esperança estava tão radicada no seu coração que o tornou conformado a qualquer novidade. É demasiado, pensa o velho sacerdote. E a resignação vence sobre a palavra do anjo. É o que nos sucede também a nós quando deixamos vencer no nosso coração a resignação que nos torna incrédulos diante da Palavra Evangélica. A força e o amor do Senhor chocam muitas vezes com a nossa incredulidade. E sucede também a nós, como sucedeu com Zacarias, que fiquemos mudos, incapazes de falar e de confiar. Quem não escuta a Palavra de Deus, nem sequer consegue falar, não sabe proferir palavras de esperança nem para si nem para o próximo. Mas se acolhermos o amor de Deus e se deixarmos que a palavra do anjo chegue até ao nosso coração, a nossa incredulidade e a nossa esterilidade serão derrotadas. E também nós veremos nascer um futuro novo e, tal como Isabel e Zacarias, poderemos conceber um futuro novo, um mundo novo, uma fraternidade nova. Ninguém é demasiado velho para não poder escutar o Evangelho e para não poder gerar um futuro mais belo para si e para o próximo. É o significado do Natal que nos preparamos para celebrar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO