ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 27 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

II Crônicas 34,1-13

Josias tinha oito anos quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Praticou o que é recto aos olhos do Senhor, seguiu as pegadas de David, seu pai, sem se afastar nem para a direita nem para a esquerda. No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda muito jovem, começou a seguir o Deus de David, seu pai, e, no décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos lugares altos, dos troncos sagrados e dos ídolos de madeira ou de metal. Demoliram, na sua presença, os altares portáteis de Baal; ele próprio despedaçou os altares de incenso que estavam sobre os altares. Destruiu os troncos sagrados, os ídolos de madeira ou de metal, reduzindo-os a pó, que espalhou sobre os túmulos dos que lhes tinham oferecido sacrifícios; queimou os ossos dos sacerdotes sobre os seus altares.
Assim, purificou Judá e Jerusalém.

Fez o mesmo nas cidades de Manassés, de Efraim e Simeão e até mesmo de Neftali e nos territórios vizinhos;

demoliu os altares, os troncos sagrados e os ídolos, reduzindo-os a pó, e destruiu todos os altares portáteis de incenso por todo o país de Israel. Depois regressou a Jerusalém. Reconstrução do templo - 8No décimo oitavo ano do seu reinado, após ter purificado o país e o templo, o rei enviou Chafan, filho de Asalias, Massaías, governador da cidade, e o arquivista Joá, filho de Joacaz, para cuidarem da restauração do templo do Senhor, seu Deus. Apresentaram-se ao Sumo Sacerdote Hilquias e entregaram o dinheiro trazido ao templo de Deus e que os levitas porteiros haviam recolhido de Manassés, de Efraim e de todo o resto de Israel, assim como de Judá, de Benjamim e dos habitantes de Jerusalém. Entregaram este dinheiro aos empreiteiros e encarregados dos trabalhos do templo do Senhor. Entregaram-no para todas as obras de reparação e de restauração do templo. Estes entregaram-no aos carpinteiros e aos pedreiros para a compra de pedras de cantaria, madeiras de carpintaria e traves destinadas às construções que os reis de Judá deixaram cair em ruínas. Esses homens cumpriram fielmente a sua tarefa. Como inspectores, e para os dirigir, tinham Jaat e Abdias, levitas da linhagem de Merari, Zacarias e Mechulam, da linhagem de Queat, todos eles levitas hábeis em tocar instrumentos de música. Vigiavam os carregadores e dirigiam todos os trabalhadores, segundo a sua profissão. Havia ainda levitas que eram secretários, comissários e porteiros.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O rei Josias "fez o que o Senhor aprova, seguindo em tudo o comportamento do seu antepassado David, sem se desviar, nem para a direita, nem para a esquerda" (v. 1). Assim o Cronista abre a sua narração sobre o reino de Josias que inclui entre os reis bons da dinastia davídica: David, Salomão, Abias, Asa, Ozias e Ezequias. Como eles, também Josias é um construtor e um guerreiro mas é, sobretudo, o restaurador de uma nova ordem, depois da corrupção e do caos provocado pelo reinado de Amon. O programa de reforma é inaugurado quando Josias começa a buscar o Deus de seu pai David, no oitavo ano do seu reinado, isto é, aos dezasseis anos. Já desde adolescente que ele se entrega confiante à guia do Senhor. Não se resignou e nem sequer delegou a outros a transformação. Ainda jovem sonhou num mundo renovado por Deus. O exemplo de Josias é uma ulterior confirmação que qualquer reforma - mesmo aquela mirada a transformar o mundo - começa sempre com a transformação do próprio coração. Não conta nem a idade, nem a força. Conta o coração tocado por Deus. Ainda jovem, Josias prossegue a erradicação da idolatria iniciada pelos seus predecessores. Começa em Judá e em Jerusalém a destruir os altares dos Baal e os altares de incenso com os outros objectos religiosos pagãos. O rei redu-los todos a pó. Alarga, depois, a sua acção aos antigos territórios da Samaria. Depois de ter purificado todas as cidades dos cultos idolátricos, regressou a Jerusalém. Foi uma acção de radical destruição da idolatria. Tinha começado muito jovem, quando tinha vinte anos, no décimo segundo ano do seu reinado, e continuou até ao décimo oitavo ano (vv. 6-7). Também os jovens podem erradicar ídolos e falsos mitos que ofuscam e subjugam. Josias pode, assim, dedicar-se às obras de restauração do Templo. A narração segue o trecho paralelo do segundo livro dos Reis no capítulo 22, mas aqui o número de oficiais mandados para o Templo é muito maior. O Cronista refere como estes oficiais do rei levam a Helcias, o sumo-sacerdote, o dinheiro recolhido por Manassés, Efraim e todo o resto de Israel, desde Judá a Benjamim e aos habitantes de Jerusalém. O extraordinário itinerário feito pelos levitas, assim como a apresentação geográfica das purificações de Josias, ilustram a reintegração das tribos do Norte na esfera religiosa do culto de Jerusalém. Da restauração do Templo brota também a reunificação do povo de Israel. É um ensinamento que ainda hoje continua.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO