ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração dos Apóstolos
Palavra de deus todos os dias

Oração dos Apóstolos

Memória de São Marcos: compartilhou, com Barnabé e Paulo e depois, com Pedro, o empenho de testemunhar e proclamar o Evangelho. É o autor do primeiro Evangelho escrito. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração dos Apóstolos
Quinta-feira, 25 de Abril

Memória de São Marcos: compartilhou, com Barnabé e Paulo e depois, com Pedro, o empenho de testemunhar e proclamar o Evangelho. É o autor do primeiro Evangelho escrito.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 16,15-20

E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, as Igrejas do Oriente e do Ocidente recordam, juntas, o evangelista Marcos. Era primo de Barnabé e, em sua casa, reuniam-se os primeiros cristãos para rezar, conforme o testemunho de Lucas (Act 12, 12). Segundo alguns, Marcos pode ser identificado com o jovem que foge nu, no momento da prisão de Jesus. Por volta do ano 44 acompanhou Paulo e Barnabé a Chipre e na Panfília na primeira viagem missionária do apóstolo. Voltou a encontrar-se com o apóstolo em Roma e ficou ao lado dele durante a sua prisão. Decidiu acompanhar Pedro que na sua primeira carta, como escutámos, chama-o “meu filho” e a tradição diz que foi o seu intérprete. Indo ao encontro do pedido dos cristãos de Roma pôs por escrito a pregação de Pedro, reunindo cuidadosamente tudo o que Pedro se lembrava das coisas ditas e feitas por Jesus. Escreveu, assim, o primeiro Evangelho. A memória do evangelista está ligada, de maneira particular, a Alexandria, onde fundou a Igreja e foi martirizado. Viveu assim, a tensão missionária presente nas palavras conclusivas do seu Evangelho. Em poucas linhas, resume o cerne da mensagem cristã que os discípulos devem proclamar até aos extremos confins da Terra. A liturgia copta, a da Igreja do Egipto, apelida Marcos de “a testemunha dos sofrimentos do Filho unigénito”. Com efeito, no Evangelho que escreveu, Marcos exorta a fixar a atenção no mistério do “servidor sofredor” onde se oculta a glória do Filho do Homem. E não é por acaso que o primeiro que se converte à fé cristã no momento da morte de Jesus é o centurião romano. Este, ao ver como Aquele justo morria, disse: “De facto, este homem era mesmo o Filho de Deus” (Mc 15, 39). Hoje, poderá ser o momento útil para começar a ler todo o Evangelho de Marcos para colher o coração deste discípulo e imitar a sua paixão.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO