ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 4 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 4,3-13

Quanto a nós, os que acreditámos, entraremos no descanso, como Ele disse: Tal como jurei na minha ira, não entrarão no meu repouso.
No entanto, as suas obras estavam realizadas desde a fundação do mundo,

pois diz-se em qualquer parte, a propósito do sétimo dia: Deus repousou no sétimo dia, de todas as suas obras; e ainda, neste passo: Não entrarão no meu repouso. Assim, uma vez que a alguns está reservado entrar nele, e que os que primeiro receberam a Boa-Nova não entraram por causa da sua desobediência, Ele fixa de novo um dia, hoje, dizendo por David, depois de tanto tempo, como acima se disse: Hoje, se escutardes a sua voz, não endureçais os vossos corações. De facto, se Josué lhes tivesse dado o repouso, Deus não teria falado de um outro dia posterior. Por conseguinte, permanece um repouso sabático para o povo de Deus. O que entra no seu repouso, repousa também das suas obras, tal como Deus repousou das suas. Apressemo-nos, então, a entrar nesse repouso para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência. Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A tentação dos cristãos, para a qual o autor quer alertar, é análoga àquela que tiveram os israelitas quando chegaram às portas de Canaã, isto é, “ficar para trás” e não entrar na Terra Prometida, ou seja, “recuar” perante o amor de Deus e não se deixar envolver pelo Seu abraço. No entanto, é, precisamente esta, a Boa Notícia para os cristãos: Jesus veio ao nosso encontro, para nos amar. Não só não nos tira nada mas, antes pelo contrário, dá-nos tudo. Podemos dizer que também Ele não “recua”, pelo contrário, oferece a Sua própria vida por nós. Pois bem, o “descanso” proposto aos discípulos é precisamente este abraço de amor de Deus. Trata-se de um amor que deve ser aceite e vivido, de uma comunhão que deve ser partilhada juntamente com os irmãos e as irmãs. A Igreja vive desde já o dia do “descanso”, o “sétimo dia”, precisamente, quando Deus reinará com amor sobre todos. O autor tem razão em exortar os crentes para que entrem depressa no descanso: “Apressemo-nos, pois, a entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência”. Com efeito, entrar no “descanso” significa participar na vida da comunidade. A ligação que o autor estabelece entre o “descanso” e a “casa” evoca, precisamente, a dádiva que os cristãos recebem por pertencerem à comunidade cristã onde são amados e guardados. Não é por acaso que o autor tece, precisamente, neste contexto o elogio da Palavra de Deus, verdadeiro e firme alicerce sobre o qual edificar a casa. E não se trata de um alicerce colocado uma vez por todas. A Palavra de Deus é viva porque, se escutada, “refunda” todos os dias a comunidade. Com efeito, Ela alimenta os crentes com um alimento sempre novo, indicado para qualquer idade espiritual e sustém-nos para que saibam erradicar o mal e edificar o bem. O autor elogia-A: a Palavra de Deus “é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; Ela penetra até ao ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos”. Ela compreende-nos muito mais do que nós a nós próprios. Por isso, o crente é exortado a entregar-se a Ela se quiser conhecer a profundidade do próprio coração e deve escutá-l’A se quiser viver a paz e a salvação para si e para o mundo. Com efeito, nas Escrituras, é Deus quem fala aos Seus, e a nós também. A Palavra é luz para os nossos passos e para os de todos os que se deixarem iluminar. “Não existe criatura que possa esconder-se de Deus, tudo fica nu e descoberto a seus olhos, e a Ele devemos prestar contas”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO