ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 19 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Jeremias 7,16-34

«Tu, porém, não intercedas por este povo, não faças súplicas nem orações em favor deles, não insistas comigo, porque não te escutarei. Não vês o que eles fazem nas cidades de Judá e nas praças de Jerusalém? Os filhos recolhem a lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres preparam a massa, a fim de fazerem tortas em honra da 'Rainha do céu'; e, para irritar-me, fazem libações a deuses estrangeiros. Acaso é a mim que eles irritam? - oráculo do Senhor. Não é antes a si mesmos, para sua maior vergonha?» Portanto, assim fala o Senhor Deus: «Eis que o furor da minha ira vai derramar-se sobre este lugar, sobre os homens e os animais, sobre as árvores dos campos e os frutos da terra. Inflamar-se-á e não se extinguirá.» Eis o que diz o Senhor do universo, o Deus de Israel: «Acrescentai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios. E comei a carne das vítimas; pois não falei aos vossos pais e nada lhes prescrevi no dia em que os fiz sair da terra do Egipto, a respeito de holocaustos e sacrifícios. A única ordem que lhes dei foi esta: 'Ouvi a minha voz e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; segui sempre a senda que vos indicar, a fim de que sejais felizes.' Eles, porém, não me ouviram, não prestaram atenção, seguiram os maus conselhos dos seus corações empedernidos; viraram-me as costas em vez de se voltarem para mim. Desde o dia em que os vossos pais deixaram o Egipto até hoje, Eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, dia após dia. Eles, porém, não me ouviram, não me prestaram atenção; endureceram a sua cerviz e agiram pior que os seus pais. Tudo isto lhes transmitirás, mas não te escutarão. Chamá-los-ás e não te responderão. Então dir-lhes-ás: 'Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor, seu Deus, não aceitou
as suas advertências. A sua lealdade desapareceu, foi banida da sua boca.'

Corta os teus cabelos de nazireu e lança-os fora. Entoa, sobre as colinas, as tuas lamentações, porque o Senhor rejeitou e abandonou esta geração, merecedora da sua ira.

Porque os filhos de Judá praticaram o mal diante de mim - oráculo do Senhor. Colocaram ídolos abomináveis no templo em que é invocado o meu nome, profanando-o.

Levantaram o lugar alto de Tofet, no vale de Ben-Hinom, para lá oferecerem em sacrifício os seus filhos e as suas filhas, coisa que não mandei nem me passou pela mente.

Por isso, dias virão em que não se chamará mais Tofet, nem vale de Ben-Hinom, mas 'Vale do Massacre'. Por falta de lugar, serão enterrados os mortos, em Tofet - oráculo do Senhor. Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra, sem aparecer quem os enxote. Farei que não se ouça nas cidades de Judá e nas praças de Jerusalém a voz dos cânticos de alegria e de júbilo, o cantar do noivo e o cantar da noiva, porque a terra será um deserto.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A Palavra de Deus torna-se dura para com o povo de Israel e até chega a exortar Jeremias para já não interceder em seu favor: “Não rezes por este povo, não faças preces nem súplicas em favor deles, porque não te vou atender”. Porquê tanta dureza? A função do profeta não é, justamente, a de interceder junto de Deus, invocar a Sua misericórdia e o Seu perdão diante do pecado de Israel? A acusa de Deus refere-se, antes de mais, à idolatria e ao culto a outros deuses. “A rainha do céu”, os outros deuses, os ídolos e os lugares altos de Tofet a que o profeta se refere, são a expressão deste abandono do Senhor. Mas de onde vem este abandono? Através do profeta, Deus recorda ao Seu povo o quanto Ele fez desde a libertação da escravidão do Egipto: “Ordenei-lhes: Obedecei-Me e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Andai sempre no caminho que Eu vos indicar, para que sejais felizes. Eles, porém, não obedeceram nem deram ouvidos, e continuaram a proceder conforme a obstinação do seu coração perverso. E, em vez de se virarem para Mim, voltaram-Me as costas”. A escuta, está na origem da vida de fé, como afirma claramente também o apóstolo Paulo: “A fé depende da pregação” (Rm 10, 17). É uma exortação constante da Bíblia que os profetas repetem quase que a transportar-nos todas as vezes para a origem do nosso ser crente no Deus de Jesus Cristo, aquele Deus que liberta e torna felizes as mulheres e os homens que escutam fielmente a Sua Palavra. Aqui encontra-se também a raiz do pecado que não consiste apenas num número de falhas mais ou menos graves que, às vezes, estamos habituados a nem sequer reconhecer, mas na escolha de escutar ou seguirmos a nós mesmos em vez do Senhor. Desta desobediência nasce e evolve-se o pecado. A história de Israel é relida pelo profeta à luz do grande zelo de Deus, que “enviou sem cessar os seus servos” – os profetas – que, no entanto, não foram escutados. Toda a história é posta sob a luz da Palavra de Deus que é preciso amar e escutar, para se ser feliz. Para um mundo habituado a bem outro tipo de felicidade parece, provavelmente, excessivo acreditar que a verdadeira alegria provenha da escuta da Palavra de Deus. E, no entanto, é isso o que todos nós podemos sentir quando escutamos não a nós mesmos, mas com confiança o Senhor que fala. Agradeçamos o Senhor que nunca nos deixa faltar o pão da Sua Palavra e que satisfaz a nossa fome de amor e de felicidade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO