ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 26 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 17,1.9-10.15-22

Abrão tinha noventa e nove anos, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: «Eu sou o Deus supremo. Anda na minha presença e sê perfeito. Deus disse a Abraão: «Da tua parte, cumprirás a minha aliança, tu e a tua descendência, nas futuras gerações. Eis a aliança estabelecida entre mim e vós, que tereis de respeitar: todo o homem, entre vós, será circuncidado. Deus disse a Abraão:
«Não chamarás mais à tua mulher, Sarai,
mas o seu nome será Sara.

Abençoá-la-ei e dar-te-ei um filho, por meio dela.
Será por mim abençoada,
e será mãe de nações,
e dela sairão reis.»

Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e sorriu, dizendo para consigo: «Pode uma criança nascer de um homem de cem anos? E Sara, mulher de noventa anos, vai agora ter filhos?»

Depois, disse a Deus: «Possa Ismael viver diante de ti!»

Mas Deus respondeu-lhe: «Não! Sara, tua mulher, dar-te-á um filho, a quem hás-de chamar Isaac. Farei a minha aliança com ele, aliança que será perpétua para a sua descendência depois dele.

Quanto a Ismael, também te escutei. Abençoá-lo-ei, torná-lo-ei fecundo e multiplicarei extremamente a sua descendência. Será pai de doze príncipes, e farei sair dele um grande povo. Porém, é com Isaac que Eu estabelecerei a minha aliança, Isaac que Sara te há-de dar, por esta mesma época do próximo ano.» E, tendo acabado de falar com ele, Deus desapareceu de junto de Abraão.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Não há um momento na vida do crente em que ele poderá dizer: cumpri o necessário, já fiz bastante. Deus aparece a Abrão para lhe dizer: “Comporta-te de acordo comigo e sê íntegro". Ser crente, precisamente como Abrão, significa caminhar na presença de Deus, escutá-l’O e amá-l’O com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. É o sentido da vida espiritual. O crente não é chamado a alhear-se do mundo, antes pelo contrário, deve entrar nele com maior audácia, só com a força do amor de Deus. Esta aliança transforma o coração e a vida do crente, como Deus transformou o nome de Abrão em Abraão, ou seja, “pai de muitas nações”. O destino de Abrão já não era o da solidão, mas o da participação num povo grande e novo que deveria anunciar ao mundo o amor do Senhor. Abraão prostrou-se diante do Senhor. Com ele, prostramo-nos também nós, humilhando o nosso orgulho, para que seja Deus a falar e a guiar-nos nos caminhos do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO