ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Recordação de Atenágoras I (1886-1972) patriarca de Constantinopla, pai do diálogo ecuménico. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 7 de Julho

Recordação de Atenágoras I (1886-1972) patriarca de Constantinopla, pai do diálogo ecuménico.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 32,23-33

Levantou-se naquela mesma noite, tomou as suas duas mulheres, as duas escravas e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboc.

Ajudou-os a atravessar a torrente, e passou tudo o que lhe pertencia. Jacob tendo ficado só, alguém lutou com ele até ao romper da aurora. Vendo que não podia vencer Jacob, bateu-lhe na coxa, e a coxa de Jacob deslocou-se, quando lutava com ele. E disse-lhe: «Deixa-me partir, porque já rompe a aurora.»
Jacob respondeu: «Não te deixarei partir enquanto não me abençoares.»

Perguntou-lhe então: «Qual é o teu nome?» Ao que ele respondeu: «Jacob.» E o outro continuou: «O teu nome não será mais Jacob, mas Israel; porque combateste contra Deus e contra os homens e conseguiste resistir.» Jacob interrogou-o, dizendo: «Peço-te que me digas o teu nome.» «Porque me perguntas o meu nome?» - respondeu ele. E então abençoou-o. Jacob chamou àquele lugar Penuel; «porque vi um ser divino, face a face, e conservei a vida» - disse ele.

O sol principiara a levantar-se, quando Jacob deixou Penuel, coxeando por causa da sua coxa.

É por isso que os filhos de Israel não comem, ainda hoje, o nervo ciático que está na cavidade da coxa - porque Jacob foi ferido no nervo ciático da coxa, que ficou paralisado.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Jacob encontra-se num momento difícil. Está a regressar para a Terra Prometida, mas tem medo do encontro com o irmão Esaú, de quem se tinha separado de maneira hostil. No entanto, deseja reconstruir com Esaú um relacionamento pacífico. Na incerteza da solidão, uma presença misteriosa trava uma luta com ele. O texto não identifica logo esta personagem, como que a ajudar-nos também a nós a descobri-la juntamente com Jacob. Com efeito, Jacob, na sua longa viagem, parece ter-se esquecido da companhia de Deus. Mas o Senhor não se esqueceu dele e força o crente travando uma luta com Ele para que reconheça de novo a Sua presença. Podemos dizer que a vida do crente é sempre agónica, cheia de lutas contra o orgulho, a auto-suficiência, o esquecimento. É Deus que luta contra o nosso egoísmo. O crente também deve lutar sem saber com quem, mas para arrebatar, desta vez não com a astúcia mas com todo ele mesmo, a bênção. Deus muda-lhe o nome em Israel, porque combateu. A fé é, muitas vezes, uma luta às escuras, mas abre sempre para o encontro finalmente pessoal, face a face com Deus. E deixa a marca que é de transformação, tal como o nome e a história de Jacob foram mudados tornando-se, desde então, Israel. Estar com Deus significa também lutar contra nós mesmos e contra o mal que escraviza o mundo. Mas o Senhor reveste-nos com a força do Seu amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO