ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Te Deum
Palavra de deus todos os dias

Te Deum

Agradecimento ao Senhor pelo ano que passou. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Te Deum
Quinta-feira, 31 de Dezembro

Agradecimento ao Senhor pelo ano que passou.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

I São João 2,18-21

Filhinhos, estamos na última hora. Ouvistes dizer que há-de vir um Anticristo; pois bem, já apareceram muitos anticristos; por isso reconhecemos que é a última hora. Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos, porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido connosco; mas aconteceu assim para que ficasse claro que nenhum deles é dos nossos. Vós, porém, tendes uma unção recebida do Santo e todos estais instruídos. Não vos escrevi por não saberdes a verdade, mas porque a sabeis, e também que da verdade não vem nenhuma mentira.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

Chegámos ao fim do ano solar. E a primeira Carta de João começa com a afirmação que "já chegou a última hora". Podemos recolher a antiga tradição da Igreja que nos exorta a cantar o Te Deum, o antigo cântico de agradecimento pelos dias que o Senhor nos concedeu. Sabemos muito bem que se trata de uma data convencional. E, no entanto, é bom recordar que o tempo que vivemos não é uma dimensão indiferente à existência humana e que os dias que vivemos não são eternos. Antes pelo contrário, os dias e os anos passam e é-nos pedido para não os desperdiçarmos, para não os deitarmos ao vento, mas para os vivermos na presença de Deus. Com efeito, a história não é uma caixa vazia: é um lugar onde se realiza a nossa salvação, o lugar onde se trava a dura batalha entre o bem e o mal, entre a liberdade do amor e a escravidão do pecado. O apóstolo João enaltece esta batalha recordando a presença dos falsos profetas identificados com o Anticristo. É a última hora – e escreve-lhes -, isto é, é o tempo da batalha definitiva. Várias vezes, no Evangelho, Jesus admoesta os discípulos acerca do "fim dos tempos", acerca da última hora. Marcos afirma: "vão aparecer falsos messias e falsos profetas, que farão sinais e prodígios para enganar até mesmo os eleitos, se fosse possível" (Mc 13, 23). Também nas cartas de Paulo, de Pedro e de Judas aparece essa advertência. João ao dizer que "já chegou a última hora" não pretende afirmar que a história está para acabar, mas simplesmente que chegou o tempo da decisão, da escolha definitiva que cada um de nós deve fazer diante de Jesus e pelo Evangelho. Isso é verdade para qualquer geração cristã, ou melhor, para todo o crente. Com efeito, durante a nossa vida, todos somos postos à prova pelos inimigos do Evangelho. É necessário permanecer firmes com Jesus e enfrentar a tarefa que o Senhor nos confiou. Não podemos adiar a decisão para um outro momento, também porque não sabemos se haverá um outro momento. João anota com tristeza que os falsos profetas (os anticristos) "saíram do meio de nós, mas não eram dos nossos". Eles não possuem "a unção que vem do Santo", isto é, não têm o Espírito de Jesus que é derramado nos corações dos discípulos. É verdade, não basta estar fisicamente na comunidade dos crentes, é necessário viver o Espírito que a anima, estar envolvidos interiormente. E isso acontece quando se possui "a ciência", ou seja, a sabedoria do Evangelho. O apóstolo exorta-nos a permanecermos firmes no Evangelho: é assim que se permanece na comunhão com o Pai. Enquanto este ano se encaminha para a sua conclusão e inicia um novo, a Igreja exorta-nos a agradecer o Senhor pelo tempo que passou e a enfrentar o ano que está a chegar deixando-nos conduzir pela Sua Palavra: seja Ela a luz dos nossos passos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO