ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 20 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 12,24-13,5

Entretanto, a palavra de Deus crescia e multiplicava-se. Barnabé e Saulo, depois de terem cumprido a sua missão, regressaram de Jerusalém, levando consigo João, de sobrenome Marcos.


Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado ‘Níger’, Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo. Estando eles a celebrar o culto em honra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.» Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e ali meteram-se num barco, rumo à ilha de Chipre. Chegados que foram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham também João como auxiliar.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A comunidade cristã até agora tinha sido guiada pelo Espírito para que crescesse e se reforçasse entre o mundo hebraico. Com o capítulo 13 dos Actos, guiada sempre pelo mesmo Espírito, a comunidade abre-se aos vastos horizontes do mundo. Lucas define esta evolução com uma afirmação importante: "A Palavra de Deus crescia e multiplicava-se". Não se refere ao crescimento do número e à difusão geográfica dos discípulos, mas à Palavra de Deus. É a Palavra que cresce e se multiplica. Lucas realça assim, que os cristãos são a casa do Evangelho e crescem e multiplicam-se apenas se cresce e se multiplica o Evangelho. Barnabé e Saulo são dois discípulos que partem para Antioquia e iniciam a primeira viagem missionária deles, como portadores – ou melhor como levados - pela Palavra de Deus. A iniciativa da missão não nasce de uma decisão deles. Vem do Espírito Santo. É o que resulta claramente da narração de Lucas. Ele anota que, enquanto a comunidade estava reunida para a oração, ouviu-se a voz do Senhor que dizia: "Separai para Mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho a que Eu os chamei". A vida dos discípulos de Jesus, a missão deles no mundo, não é guiada pela decisão dos homens, pelas suas estratégias organizativas e expansionistas, por mais sábias e justas que sejam. Tudo na vida dos discípulos brota da inspiração do Espírito Santo. Com efeito, a missão do Evangelho é, acima de tudo, obra de Deus antes de ser uma decisão e uma obra dos homens. E a oração permanece o lugar de onde nasce a vida para toda a comunidade: é de Deus que nasce tudo o que é bom e justo, que parte qualquer missão. Paulo e Barnabé são escolhidos não apenas pela capacidade deles, mas pela indicação do Espírito, como de resto aconteceu com os apóstolos, que foram escolhidos e chamados directamente e a Seu prazer, por Jesus. Os dois escolhidos, indicados pelo Senhor e enviados pela comunidade, são os seus representantes e os seus mensageiros. A autoridade deles está no laço com Deus que se expressa através do da comunidade. E não nos devemos esquecer que todo o discípulo é chamado por Deus a escutar diariamente o Evangelho para sentir o ensejo e a força de O levar a todos os cantos do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO