ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 17 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Apocalipse 5,1-10

Depois, vi na mão direita do que estava sentado no trono um livro escrito nas duas faces e selado com sete selos. Vi também um anjo forte que clamava com voz potente: «Quem é digno de abrir o livro e de quebrar os selos?» Mas ninguém, nem no céu nem na terra, nem debaixo da terra era capaz de abrir o livro nem de olhar para ele. E eu chorava copiosamente porque não fora encontrado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele. Então, um dos anciãos disse-me: «Não chores. Porque venceu o Leão da tribo de Judá, o rebento da dinastia de David; Ele abrirá o livro e os seus sete selos.» Depois olhei e vi no meio do trono e dos quatro seres viventes e no meio dos anciãos, um Cordeiro. Estava de pé, mas parecia ter sido imolado. Tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. Depois, o Cordeiro aproximou-se e recebeu o livro da mão direita do que estava sentado no trono. E, quando Ele recebeu o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma cítara e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo:
«Tu és digno de receber o livro
e de abrir os selos;
porque foste morto e,
com teu sangue, resgataste para Deus,
homens de todas as tribos, línguas, povos e nações;

e fizeste deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus;
e reinarão sobre a terra.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Na grande sala do trono celeste, Aquele que está sentado no trono tem na mão direita um livro. É o próprio Deus que segura na mão o livro (biblìon), ou seja, a Sua Palavra dirigida aos homens. O livro está escrito tanto por dentro, como é normal, quanto por fora, o que é um facto extraordinário. Significa que a Palavra de Deus, a única Palavra, não tem um só sentido. Podemos dizer que para além do sentido literal, possui um espiritual, mais profundo. Este último é um sentido oculto aos olhos normais e pode ser lido só à luz do Espírito, isto é, num clima de oração e de escuta, ou seja, assistidos pela ajuda do Espírito Santo. Sem a oração, as Sagradas Escrituras permanecem um livro "lacrado com sete selos". Isto é, sem o Espírito que abre os olhos da nossa mente, aquele "livro" permanece como uma palavra selada, incompreensível na sua riqueza. A Palavra escutada no Espírito Santo revela o sentido mais profundo das palavras que escutamos porque induz a ligá-las à nossa vida, à situação em que vivemos. Ou seja, aquela Palavra torna-se luz para o dia de hoje. Eis porque João, perante a impossibilidade de ler a Palavra – não há ninguém que abra o livro – aflige-se e chora desesperadamente. É o choro de quem perdeu a luz, de quem não encontra a fonte de inspiração para a vida. Recorda o choro desconsolado de Maria perante o sepulcro vazio pela perda do seu Senhor, o único que a tinha entendido e libertada. Perante a frieza que muitas vezes temos para com a Palavra de Deus e perante o esquecimento de Jesus vivo, Maria, que chora a perda de Jesus morto e João, que chora a ausência da Palavra de Deus, indicam qual deve ser o comportamento que cada um dos discípulos deve ter perante o Senhor. Se nos comovemos, nem que seja um pouco ao escutarmos aquelas Palavras, o próprio Jesus, o "Rebento de David", virá mais uma vez "abrir o livro e os selos", para nos ensinar como fazia com os discípulos. Jesus prometeu aos apóstolos o Seu Espírito que os conduziria à "verdade completa". É o Espírito que abre.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO