Sant'Egidio envia ajuda humanitária para El Salvador atingido por uma epidemia de chikungunya

A expedição, em colaboração com a Alfândega de Génova e do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Chegou a El Salvador um primeiro contentor de ajuda humanitária, organizado pela Comunidade em colaboração com a Alfândega de Génova e do Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano. El Salvador nos últimos meses foi novamente atingido por um grande surto de chikungunya, doença viral caracterizada por febre aguda e transmitida pela picada de mosquitos infectados. Após um período de incubação de 3-12 dias, desenvolvem-se sintomas de gripe que incluem febre alta, arrepios, dor de cabeça, náuseas, vômitos e artralgia especialmente importante (daí o nome chikungunya, que em suaíli significa "o que curva" ou "voltas"), tais de limitar muito movimento. Infelizmente, em El Salvador este vírus afectou de uma forma particularmente agressiva a população, muitos idosos e crianças foram internados em hospitais e clínicas em estado grave.

Para ajudar os mais expostos e mais pobres organizou-se este primeiro envio de ajuda que nos permitiu obter roupas íntimas e pijamas para adultos e crianças, para um valor de mercado de cerca de $ 90.000.
Nas próximas semanas devido à disponibilidade da Agência Aduaneira enviar-se-á também ajuda para centros de saúde prisionais de El Salvador para melhor tratar os reclusos doentes.

Doe online