Refugiados na Alemanha, Sant'Egidio inaugura uma escola de alemão num centro de acolhimento em Munique

Continua o compromisso para o acolhimento e a integração. Também abriu uma Escola da Paz para as crianças

Em 13 de fFevereiro, a Comunidade de Sant'Egidio abriu em Munique de Baviera em Bayernkaserne, uma das maiores instalações para o acolhimento de refugiados, uma escola de língua e cultura alemã, segundo o modelo das outras abertas desde muitos anos em várias cidades europeias. Muitas das famílias de refugiados que chegaram ao longo do último ano não receberam uma oferta das autoridades do Estado para estudar alemão. Eles vivem numa enorme estrutura composta por vários edifícios rodeados por uma vedação, completamente isolados dos moradores.

Foi assim que a Comunidade de Sant'Egidio começou no centro de acolhimento um curso gratuito de alemão. A escola tornou-se um lugar de encontro, não só com uma nova cultura, mas também com novos amigos da Alemanha. Alguns refugiados sírios gostariam de realizar o ensino médio e universitário, outros querem encontrar rapidamente um emprego. Eles vêm do Afeganistão, Eritreia, Nigéria, Síria, mas também de Serra Leoa, Paquistão e outros países.

Na mesma estrutura, a Comunidade também inaugurou a Escola da Paz para crianças de 4 a 12 anos. A escola foi realizada por um grupo de jovens de Sant'Egidio que estão empenhados em garantir que as crianças possam rapidamente superar o terrível momento da guerra, da fuga e as muitas experiências negativas. Eles ajudam-nos com os trabalhos para casa, ensinam-lhes o alemão, cantam e tocam juntos. Acima de tudo, eles querem ser para as crianças como os irmãos mais velhos, para explicar-lhes o mundo e ajudá-los a se sentir em casa na Alemanha.