EVENTS

Em Maputo, no bairro Polana Caniço, uma cerimónia para celebrar a renovação da Escola da Paz

Dentro de poucos dias, a 1 de fevereiro, começa o novo ano letivo em Moçambique. E tudo está pronto no Polana Caniço, um dos bairros mais pobres de Maputo, onde se realizou no dia 14 de janeiro uma cerimónia para inaugurar a renovação e ampliação da Escola da Paz.

Sant'Egidio abriu aqui a Escola da Paz nos finais dos anos 1980. Na altura, o bairro era o local de chegada de muitos deslocados que fugiam da guerra que ocorria fora das cidades. O nome 'Caniço' vem do facto de as casas pobres destes refugiados serem construídas com canas finas - o 'caniço' - que se encontravam facilmente nas zonas pantanosas em redor.

Nestes anos de paz, muitas coisas mudaram e Moçambique registou um desenvolvimento considerável, mas Polana Caniço continua a ser um dos bairros mais pobres da cidade, com focos consideráveis de pobreza entre os idosos e as crianças.

Incentivar a frequência da escola e combater o abandono escolar, muitas vezes também causado por casamentos precoces entre adolescentes, criar um espaço dedicado às crianças e adolescentes e educar à paz, são alguns dos objectivos prioritários da Escola da Paz, cujo papel é importante para permitir que as crianças que têm dificuldade em progredir nos seus estudos, também devido às deficiências do sistema escolar estatal - na escola estatal, de facto, as turmas podem atingir até 120/140 crianças - beneficiem de uma oportunidade educativa alternativa.

Ao mesmo tempo, é um espaço de acolhimento e de cuidado para as crianças que passam grande parte do seu tempo na rua - muitas vezes também forçadas pelas condições económicas - fazendo pequenos trabalhos, como a venda de amendoins ou de pequenos sorvetes artesanais, ou juntando-se em bandos.

A Escola da Paz é, portanto, um importante ponto de referência no bairro para os mais jovens, crianças e adolescentes, mas é, ao mesmo tempo, um local de compromisso voluntário para muitos jovens moçambicanos que levam a peito o crescimento das gerações mais novas e, desta forma, contribuem para o futuro do seu país.

A cerimónia de inauguração decorreu num ambiente de alegria e de esperança. Na presença de algumas centenas de pessoas - muitas delas crianças com as suas famílias - a chefe do bairro tomou a palavra para dar o seu testemunho sobre o valor da longa presença da Comunidade nesta periferia, que há tantos anos está no centro das atenções de Sant'Egidio.