No dia 30 de Novembro, mais de 2000 cidades acendem a esperança de um mundo sem pena de morte. Em Roma encontro no Coliseu

Damos voz para aqueles que querem uma justiça para a vida. Junte-se à campanha promovida por Sant'Egidio. Este ano o hashtag é #penadimortemai

"O mandamento 'Não matarás' tem um valor absoluto e abrange tanto os inocentes e como os culpados ... a pena de morte é inaceitável, por mais grave que seja o crime cometido pelo condenado. É uma ofensa à inviolabilidade da vida e a dignidade da pessoa humana, que contradiz o plano de Deus para o homem e a sociedade e a sua justiça misericordiosa, e impede de se conformar a quaisquer  finalidades justa das sanções. Não devolve justiça às vítimas, mas fomenta a vingança ..”. Papa Francisco

A consciência do dever de cada cristão a contribuir para a promoção de uma cultura da vida, deu vida à  campanha "Cidades pela Vida, contra a Pena de Morte" da Comunidade de Sant'Egidio.

Todos os anos, em 30 de Novembro, aniversário da primeira abolição da pena de morte num Estado europeu (o Grão-Ducado da Toscana em 1786) Sant'Egidio convida as cidades do mundo para expressar a sua oposição à pena de morte, iluminando um lugar significativo, para afirmar que "não há justiça sem vida". O Coliseu de Roma é o primeiro dos monumentos que se acenderam para dizer "sim" à vida. E a partir daí, a cada ano, retoma a nossa campanha.
Hoje, perante o desafio do terrorismo ou de outras emergências sociais, em alguns países, há a tentação de voltar para trás, invocando uma justiça que não é a favor da vida, na ilusão de que esta garanta um segurança que, pelo contrário, encontra-se somente com a paz.

Mas isso não é uma tendência mundial. A boa notícia é que, durante o Jubileu de misericórdia, mais de 200 cidades juntaram-se ao número das Cidades pela Vida, que são, até à data de hoje, 2153. E outras juntam-se a cada dia.

Para isso, renovamos o convite a todos os romanos ao Coliseu, Quarta-feira, dia 30 de Novembro às 18h30 para encontro com a participação também de testemunhas da campanha contra a pena de morte e ex-prisioneiros no corredor da morte (o programa final será publicado nos próximos dias)   

E em muitas outras cidades (Visita o site para os eventos) 

Mas todos podem participar neste evento, postando fotos, textos, vídeos na página  

Facebook CitiesForLife

o twittando con l'hashtag #penadimortemai