DEATH PENALTY

O Malawi opõe-se à pena capital: representantes das instituições e da sociedade civil juntamente com Sant'Egidio no evento "Cidade pela Vida

No âmbito da comemoração da abolição da pena de morte, a 30 de Novembro, a Comunidade de Sant'Egidio organizou uma conferência sobre "Cidades pela Vida" no Malawi, na Casa da Amizade de Sant'Egidio, em Blantyre.

Numerosos representantes de instituições e da sociedade civil participaram no evento, que se revestiu de importância nacional. Entre eles, a advogada Brenda Nkhwale, do CHREAA Malawi, Centre for Human Rights, Education, Counselling and Assistance, sublinhou que a pena de morte é contrária ao direito à vida.

Esteve também presente um representante da associação internacional Reprieve, o advogado Chipiliro Lulanga, que afirmou estar certo de que "em breve o Malawi será uma nação livre da pena capital, mas temos de fazer este trabalho em conjunto como nação".

A representar Sant'Egidio esteve Veronica Nyirenda, que apelou à reflexão sobre a importância de proteger a vida em vez de acabar com ela. "A justiça que tira a vida é uma injustiça", disse Nyirenda.

Por fim, em nome do Presidente da Câmara de Blantyre, Chidika Nyimba, condenou veementemente o recurso à pena capital, exprimindo o empenhamento das instituições da cidade a este respeito.