Mais de 540 refugiados da Síria em segurança com #corridoiumanitari! Obrigado aos que realizaram o sonho!

Esta manhã, a nova chegada

Chegaram esta manhã a Fiumicino 41 refugiados sírios do Líbano com o projecto dos corredores humanitários, promovido por Comunidade de Sant'Egidio, Federação das Igrejas Evangélicas Italiano (FCEI) e Tavola Valdese, de acordo com o Estado italiano. Quer cristãos quer muçulmanos, um terço dos quais menores, vêm das cidades de Aleppo, Homs e Damasco. Com esta sexta chegada, desde Fevereiro do ano passado, já são 540 as pessoas, pertencentes a famílias em condições de "vulnerabilidade", que beneficiaram de um modelo - totalmente auto-financiado pelos promotores - que promove a integração e fornece segurança, para aqueles que chegam e os que acolhem.

Ao acolher os recém-chegados, o presidente de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo, explicou que este sistema, o resultado de uma sinergia entre as instituições e a sociedade civil ", mostra que a integração é possível, em Itália e na Europa. Referindo-se à experiência adquirida num ano ano, Impagliazzo contou como os corredores humanitários favoreçam a entrada no mundo do trabalho para os adultos e a escolarização dos menores: "Estamos, portanto, convencidos de que é hora de construir pontes, que são o futuro e não levantar muros”.

O presidente da FCEI, Luca Maria Negro, insistiu sobre o valor ecuménico do projecto: "Cristãos de diferentes denominações estão a trabalhar juntos: isso significa que é um modelo exportável. O próximo país deveria ser a França. A nossa esperança é que outros países sigam o exemplo". A acolher os refugiados sírios - que residerão de forma "espahada" em várias regiões italianas, graças às estrutura oferecidas generosamente por indivíduos, paróquias e outras associações como "Papa João XXIII". Também estavam presentes, para o Ministério dos negócios Estrangeiros, o vice-ministro Mario Giro, e para o Ministério do Interior, o vice-prefeito Donatella Candura.

 

 

 
Doe online