Roupas novas para milhares de crianças no Malawi

A Comunidade iniciou a distribuição de roupas em todo o país

Passou um ano da grande fome que assolou o Malawi, uma calamidade que atingiu a já frágil economia do país Africano, causando um maior empobrecimento da população. Um ano depois a situação é ainda difícil, especialmente para as crianças e as famílias mais pobres..

Nos últimos dias, os Jovens pela Paz distribuíram mais de mil peças de roupa às crianças do  Centro Nutricional João Paulo II em Blantyre. As roupas, todas novas, chegaram ao Malawi graças à colaboração d o núcleo da policia tributária da Guarda Fiscal de Roma e da Agência de Cooperação italiana, que foi responsável pelo transporte.

Para estas crianças não é uma experiência comum a de usar roupas novas. Os mais sortudos vestem as roupas dos irmãos mais velhos e mesmo assim, as famílias que podem pagar, abastecem-se nos mercados com roupas de segunda mão provenientes da África do Sul.

Roupas novas foram dadas também às Stresst Children, as crianças que vivem na rua, que regularmente se reúnem na casa da Comunidade de Sant'Egídio para comer, estudar e receber cuidados de saúde e higiene.

A Comunidade também fez distribuições no jardim de infância Roberta e  nos centros DREAM de Balaka, Chileka, Machinjri, Kapeni e Blantyre. Nos próximos dias estão previstas distribuições também no resto do país.

Mais 2.550 itens de vestuário foram distribuídos no campo de refugiados de Luwani no distrito de Mwanza, onde há meses mais de 5000 famílias vivem em tendas improvisadas. Cerca de metade delas são crianças que fugiram sozinhos ou com sua mãe, com medo da violência que se espalhava na região, abandonaram à pressa as suas casas e agora não possuem quase nada