Das Comunidades do Malawi, reunidas em Blantyre, um novo impulso para uma cultura de bondade para com os pobres

O encontro com Marco Impagliazzo com vista ao 50º aniversário de Sant'Egídio

Foi realizado em Blantyre, capital da região sul do Malawi, um encontro intitulado “Youthful history and heritage for a future of peace” Uma história Jovem e herança para um futuro de paz",  que viu reunidos representantes da comunidade de Sant'Egídio do Sul do Malawi com Marco Impagliazzo, para uma reflexão sobre o crescimento de Sant'Egídio no país Africano, onde está já presente em várias cidades e aldeias, com vista ao 50º aniversário da Comunidade.

Muitos dos temas e prospetivas, como a de uma Comunidade de saída e que sabe colher os sinais dos tempos, para apoiar mais eficazmente as vidas dos pobres e suscitar na sociedade do Malawi um movimento de solidariedade nos seus encontros. Durante os trabalhos surgiu também a necessidade de difundir uma cultura de bondade para com os idosos, muitas vezes vítimas de violência, preconceito e abandono. Importante para isto foi o empenho dos jovens,  que na periferia ajudam os idosos na casa família da Comunidade.

O encontro foi também uma oportunidade para fazer um primeiro balanço dos resultados do programa de registo oficial BRAVO, lançado há um ano por Sant'Egidio no distrito de Balaka, uma das áreas mais pobres e rurais do país: são já 10.000 as crianças recém-nascidas que graças ao programa obtiveram uma certidão de nascimento.