EVENTS

Por ocasião do Dia da Independência do Malawi, Marco Impagliazzo visita as comunidades de Lilongwe e o campo de refugiados de Ndzaleka

A comunidade de Lilongwe, capital do Malawi, reuniu-se durante a visita de Marco Impagliazzo ao país no Dia da Independência.

Em 6 de julho de 1964, a Niassalândia, a "terra do lago", como era chamado o pequeno país subsariano, tornou-se o Malawi independente. A transição pacífica para a independência do Reino Unido foi, no entanto, de curta duração. Passados apenas dois anos, o Malawi iniciou uma lenta mas inexorável erosão da sua frágil democracia em favor de uma ditadura que o isolou do mundo e que só terminou em 1994. Nessa altura, Lilongwe era um pequeno centro comercial com 20.000 habitantes. Tornou-se capital em 1975 e tem atualmente uma população de 1,2 milhões de habitantes. Nos últimos dez anos, a capital viu crescer enormes áreas residenciais nos subúrbios que alargaram as suas fronteiras e viveu as contradições de um desenvolvimento rápido e desordenado sem um centro urbano. Sant'Egidio alargou recentemente a sua presença a algumas destas novas áreas, incluindo Kawale, onde existe uma Casa da Comunidade, e a Área 25, que se tornou recentemente como uma cidade dentro de uma cidade.

A presença de Sant'Egidio acompanha, nesta zona da cidade, a vida das crianças com a Escola da Paz e de muitos idosos solitários e doentes que encontram na nova casa da Comunidade - por agora uma grande tenda - uma família e um porto seguro que se contrapõe à cultura do descarte e da marginalização de que são vítimas. Aqui, Marco Impagliazzo pôde encontrar os Jovens pela Paz, as crianças e uma delegação de idosos. Mais tarde, foi efectuada uma visita significativa ao campo de refugiados de Ndzaleka, onde vivem 56.000 pessoas, refugiadas da região dos Grandes Lagos. No campo nasceu uma comunidade há cinco anos por iniciativa de alguns refugiados que já tinham encontrado Sant'Egidio no Kivu. No campo existe atualmente uma grande escola da paz e um serviço de apoio e proximidade aos idosos em dificuldade.

Uma grande assembleia das comunidades de Lilongwe com delegações de Mzuzu e da Zâmbia marcou o dia de festa. Marco Impagliazzo, partindo da memória da independência, reflectiu sobre o papel da Comunidade para que a independência do Malawi se cumpra todos os dias num empenho comum pela paz no país e pela libertação dos obstáculos que ainda oprimem a vida de muitos idosos, mulheres e crianças.