WORLD

Não só verão: em Moçambique, onde é inverno, são distribuídos kits para enfrentar o frio aos sem-abrigo em Maputo

julho e agosto em Moçambique são meses frios e muitos são os que vivem sem abrigo na capital, Maputo. Entre eles há muitas crianças, mas também idosos e mães com filhos muito pequenos.

A Comunidade de Sant'Egídio visita os sem-abrigo todas as semanas às terças, quintas e sextas-feiras depois da oração da noite, levando um jantar quente, e aos domingos levando o almoço. Os Jovens pela Paz juntamente com os adultos da Comunidade, distribuem cerca de 800 refeições por semana.

Muitos jovens de rua vêm de outras províncias do país à procura de trabalho e de um futuro melhor na capital, mas a situação é difícil, pelo que acabam por dormir na rua e sustentam-se lavando e estacionando carros ou pedindo esmola nos semáforos.

Nos últimos anos, o empenhamento da Comunidade em prol de muitos cresceu e alguns jovens conseguiram melhorar a sua situação. Começa-se por ajudá-los a obter um documento de identidade: alguns perderam-no, outros nunca o tiveram e, por isso, têm de se registar no Bravo!. Isto permitiu a alguns encontrar um emprego e sair assim da vida na rua.

Nos últimos dias, com a contribuição da Embaixada de Portugal, foram distribuídos 300 kits de inverno com cobertores, gorros de lã, meias, camisolas e sabonetes para os ajudar a sobreviver ao frio. Foi um momento de grande alegria tanto para quem os recebeu como para quem os distribuiu.