PAZ

“Não basta nascer”. Em Ouagadougou, Burkina Faso, lançamento do livro sobre o programa de registo de nascimento da Comunidade de Sant'Egidio

No dia 5 de Outubro de 2023, em Ouagadougou, foi apresentado o livro "Naître ne suffit pas. Etat civil et enfants invisibles en Afrique" a tradução francesa do livro 'Não basta nascer' publicado pela editora 'L'Harmattan'. O livro relata o trabalho significativo do programa "Bravo!" em África para apoiar o registo universal de nascimento.

No Burkina Faso, o programa "Bravo!" iniciou a sua missão em 2008, participando numa campanha nacional de registo gratuito lançada pelo Estado, atingindo mais de 3,5 milhões de pessoas.

Atualmente, Sant'Egidio apoia 225 centros de registo em 214 aldeias e cidades da Região Rural Centro-Oeste e 11 maternidades na capital. São organizadas campanhas especiais de registo para garantir que as raparigas e os rapazes inscritos na escolaridade obrigatória possam aceder aos exames de diploma, evitando o impedimento causado pela falta de uma certidão de nascimento.

P lançamento do livro teve lugar na Câmara Municipal de Ouagadougou e contou com a presença de funcionários da administração pública, juízes, activistas, operadores do programa Bravo!, representantes de cooperações europeias, amigos e voluntários. Intervieram personalidades como Justin Omer Balima, Diretor da DGMEC (Direção do Estado Civil a nível nacional), Sien So Somé, antropólogo social, Colette Guiebré, gestora nacional do Programa Bravo! e Bibata Nebié Ouedraogo, magistrado e antigo Ministro da Justiça.

Atualmente, o Burkina Faso enfrenta uma situação de grande instabilidade devido à presença de grupos terroristas que criaram cerca de 2 milhões de refugiados internos. A Bravo! lançou uma campanha para garantir que as pessoas deslocadas na cidade de Kaya, no norte do país, obtenham certidões de nascimento e bilhetes de identidade, respondendo à necessidade urgente de os refugiados possuírem documentos de identidade.