EVENTS

"São estas coisas que fazem da Itália um país que mostra a sua verdadeira alma". A visita do Presidente da República Sergio Mattarella à Casa da Amizade de Sant'Egidio

"O apreço é verdadeiramente grande, a gratidão é profunda: são estas coisas que fazem da Itália um país que demonstra o seu verdadeiro espírito, a solidariedade humana, a capacidade de compreender, para além de todas as fronteiras, que há uma responsabilidade que chama a todos. É claro que é uma responsabilidade que incumbe sobretudo às instituições, mas aqueles que sentem pessoalmente essa responsabilidade encontram aqui um modo de a exprimir, de a realizar, de lhe dar resultados concretos".

Com estas palavras, o Presidente da República Italiana Sergio Mattarella concluiu a sua visita à Casa da Amizade da Comunidade de Sant'Egidio. O centro, situado no antigo complexo de San Gallicano em Roma, acolhe muitos pedidos de pessoas em dificuldade, oferecendo ajuda material e, como o próprio nome indica, amizade. Por outras palavras, a escuta, o apoio, o acompanhamento, a gratuidade.

O Presidente visitou as salas onde são oferecidos os vários serviços: apoio alimentar, vestuário, lavandaria, aconselhamento jurídico, combate ao abandono escolar, orientação para o trabalho e serviços de saúde. O centro alberga ainda o Pólo de Prevenção e Promoção da Saúde, que foi criado na emergência da Covid como pólo de vacinação e que agora se transformou num centro polivalente de prevenção e promoção da saúde, oferecendo consultas especializadas, incluindo exames oftalmológicos.

No final da visita, o Presidente escutou alguns discursos e testemunhos, que relatamos na íntegra juntamente com as suas palavras.

Intervenções e testemunhos

Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, sublinhou

"A nossa cidade, Roma, foi o berço de um sonho, um sonho de solidariedade e de fraternidade, que levámos às periferias do mundo.... Sempre acreditámos na força da fraternidade universal, na responsabilidade de construir a paz, de sermos os arquitectos do nosso futuro e do futuro do nosso país". (Ler o discurso completo)

Sofia Soli, ativista do programa "Viva os Idosos!", começou por dizer: "Tenho mais de 90 anos. A idade certa, penso eu, para dizer algo em nome dos idosos" e traçou um quadro da condição dos idosos e do que pode ser feito para contrariar o seu isolamento. "A norma está a tornar-se uma vida de solidão. Mas não ter a quem recorrer quando se está em dificuldades é um drama, é um "drama do nosso tempo", como disse o Papa Francisco, que afecta a vida dos idosos em particular. ..... Acredito" - concluiu - que o nosso empenhamento é uma forma de tecer redes que criam comunidade, para construirmos juntos aquela sociedade mais humana de que todos precisamos." (Ler o discurso completo))

Poe último Mathieu Dansoko, um jovem do Mali, partilhou a sua história de fuga da guerra, da prisão e dos trabalhos forçados. "Nas prisões da Líbia, pediam-me dinheiro para ser libertado e eu não o tinha", contou. Quando chegou a Itália, frequentou a Escola de Língua e Cultura Italiana da Comunidade de Sant'Egidio. "Hoje sou um trabalhador especializado em sistemas de combate a incêndios e, com a minha empresa, fornecemos sistemas de segurança em várias escolas e repartições públicas e formamos gestores com cursos sobre segurança no local de trabalho.

Tenho muito orgulho no facto de eu, como tantos outros que chegam a Lampedusa, ter sido considerado um problema de segurança, mas hoje sou alguém que protege a segurança dos italianos. A Itália acolheu-me e foi capaz de me integrar, o que é possível para muitos que chegam como eu, fugindo de situações difíceis (Ler o discurso completo)

No discurso - espontâneo - que o Presidente Mattarella dirigiu aos responsáveis e operadores da Casa da Amizade, chamou-lhe "uma antologia das necessidades e das respostas que podem ser dadas".

 

"Há um sentimento de gratidão e de profundo apreço" - acrescentou - "por aquilo que fazeis: oferecer e assegurar àqueles que precisam - e que de outra forma não saberiam como providenciar - desde um exame oftalmológico ou ortopédico até à entrada na escola, desde o vestuário até ao reconhecimento de oportunidades que são desconhecidas, desde o pedido de cidadania até ao início do trabalho". (Ler o discurso completo)

FOTO QUIRINALE

Assista ao vídeo no youtube

www.youtube.com/watch