MIGRANTS

Cinco famílias sírias refugiadas em França, vindas do Líbano, graças aos corredores humanitários. Acolhidas e acompanhadas por Sant'Egidio e outras associações da sociedade civil

No dia 10 de Novembro de 2023, dezassete refugiados sírios, incluindo cinco crianças, chegaram a França no aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle, vindos do Líbano. Estas pessoas, pertencentes a cinco famílias, incluindo quatro com apenas um dos pais, têm vivido em condições precárias em campos de refugiados e habitações na periferia de Beirute. A sua deslocação para França foi possível graças aos Corredores Humanitários, uma iniciativa promovida por Sant'Egidio e pelas Semaines Sociales de France, em colaboração com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros franceses.

Desde 2016, os Corredores Humanitários facilitaram a chegada segura de mais de 6.500 refugiados à Europa, incluindo mais de 600 em França desde 2017. Este programa, inteiramente auto-financiado pela sociedade civil, tem por objetivo salvar os refugiados dos perigos dos traficantes de seres humanos e das perigosas travessias marítimas, oferecendo-lhes caminhos de acolhimento e integração.

As famílias serão acolhidas em diferentes regiões de França e receberão apoio à integração, incluindo educação para os menores e aprendizagem da língua francesa para os adultos. Este projeto é um modelo de solidariedade e integração reconhecido internacionalmente, com a participação de mais de 45 departamentos franceses e 3.000 voluntários.

Para saber mais sobre os Corredores Humanitários em França: www.couloirshumanitaires.fr