Um Natal de solidariedade e de paz, de Roma ao mundo inteiro. As primeiras imagens do almoço de Natal em Santa Maria in Trastevere

Uma mensagem de solidariedade, mas também - e sobretudo - de paz, neste tempo marcado por demasiadas guerras e uma pobreza crescente. É este o desejo que emerge dos almoços de Natal de Sant'Egidio, que se realizam hoje em Roma e em 70 países: um Natal de esperança num tempo marcado por crises e conflitos na Terra Santa, na Ucrânia e em vários outros países, com todas as suas consequências.

Esta tradição de Sant'Egidio começou em Roma, no dia 25 de dezembro, há 41 anos, na basílica de Santa Maria in Trastevere, que ainda hoje se tornou o lugar de uma festa com a presença de muitos sem-abrigo, idosos, refugiados, incluindo algumas famílias que chegaram a Itália graças aos corredores humanitários e foram acolhidas pela Comunidade. Juntamente com eles, muitos que, em busca do verdadeiro sentido do Natal, quiseram partilhar este dia com a Comunidade, e participaram nesta festa onde quem ajuda se confunde com quem é ajudado.

No final, o Pe. Marco Gnavi, pároco da basílica, saudou os almoços de Natal com os pobres como expressão de "um coração largo que não exclui ninguém". "Hoje queremos dar boas notícias. Porque aqui, as coisas impossíveis tornam-se possíveis", disse, apresentando alguns dos convidados que, graças aos corredores humanitários, conseguiram, no último ano, salvar-se e abrir-se a uma nova vida aqui em Itália. Entre eles, uma jovem afegã e a sua família, que viviam, em extrema dificuldade, num campo de refugiados no Paquistão; um casal africano (ele somali, ela eritreia) que foi libertado de campos de detenção na Líbia; e o cristão congolês, que não tinha notícias da sua mulher, perdida nas duras viagens da esperança entre o deserto e o mar e agora encontrada, graças aos corredores humanitários.

Foram muitas as iniciativas realizadas numa centena de cidades italianas e em muitas outras do mundo, na Europa, na Ásia, em África e na América. As imagens destas festividades serão publicadas no sítio Web nos próximos dias.