Numa visita à Albânia, Andrea Riccardi encontra o Arcebispo Anastasios e os doentes psiquiátricos das "casas vermelhas" de Sant'Egidio

Nos últimos dias, Andrea Riccardi visitou a Albânia onde teve a oportunidade de encontrar Sua Beatitude Anastasios, Arcebispo Ortodoxo de Tirana e Primaz da Albânia. É um amigo de longa data, que participou várias vezes nos Encontros de Oração pela Paz no Espírito de Assis promovidos pela Comunidade e que contribuiu decisivamente para o renascimento da vida cristã na Albânia após os anos de ditadura.
No decurso de uma longa e carinhosa conversa, partilhando a sua preocupação pelo regresso à guerra na Europa e as dificuldades de diálogo entre crentes e cristãos em particular, Anastasios reiterou o seu desejo de continuar a trabalhar em conjunto pela unidade e comunhão entre as Igrejas.
 
A visita foi também uma oportunidade de reencontro com os amigos da casa da família para doentes mentais em Tirana e Kavaje.
Foi uma ocasião particularmente festiva, pois foi a primeira visita após o longo encerramento devido à pandemia. "A atmosfera familiar e alegre das 'casas vermelhas' ajuda a permanecer jovem", disse Andrea Riccardi, que salientou como estas experiências de co-habitação, que já duram há muitos anos e têm sido capazes de acolher um número crescente de pessoas, são "um presídio de humanidade e um modelo de acolhimento para os mais frágeis".