Para além dos muros da cadeia para celebrar o Natal para todos

Também este ano Sant'Egidio quis renovar a tradição de fazer festa com os prisioneiros no Natal e em particular estar em Regina Coeli no dia 26 de Dezembro, no dia que comemora a visita do Papa João XXIII a Regina Coeli depois do Natal de 1958.
Assim, dois grupos de voluntários foram, carregados de presentes e boa comida, para Regina Coeli e no Complexo Rebibbia Nuovo.

De cela em cela, todos os reclusos das duas instituições, mais de 2300 pessoas, foram atendidos. Para cada um, um sorriso, um aperto de mão, um cartão de saudação e um presente: uma embalagem de sabão, uma barra de chocolate, um fato-macaco quente. E como não há festa sem um bom almoço de Natal, também uma porção de boa massa assada.
O ano que passou tem sido muito difícil para os reclusos, e a Comunidade quis ser um sinal concreto de proximidade durante o Natal. Para aqueles que vivem na cadeia, de facto, a visita é o maior gesto de proximidade, a ruptura do isolamento, a libertação do estigma: um gesto simples que significa tanto para aqueles que sofrem a solidão e a distância dos seus entes queridos.

Em Rebibbia, numa ala de 400 reclusos, foi possível animar 8 almoços partilhando boa comida, boa música e muita amizade.
Não há fotografias tiradas dentro das paredes para documentar a alegria e a serenidade dos reclusos, voluntários e pessoal da polícia prisional num dia tão especial. Há apenas as fotos daqueles que quiseram entrar na prisão para levar a sua solidariedade.
No entanto, o que resta - e queremos partilhá-las - são as comoventes palavras dos reclusos: "Nunca se esqueceram de nós" - "O vosso sorriso e a vossa amizade é o maior presente porque nos diz que não estamos sozinhos".

A mais eloquente é uma nota: "Aprendi recentemente a escrever, por isso espero que consigam ler ...agradeço-vos do fundo do coração”