O programa Bravo! em ajuda aos deslocados no norte de Moçambique

O programa Bravo! iniciou a primeira campanha de registo da população que fugiu das zonas norte de Moçambique devido aos ataques da guerrilha. Os deslocados vieram da província de Cabo Delgado e chegaram - muitas vezes sem levar nada com eles - à cidade de Pemba, que alberga actualmente cerca de 200.000 pessoas deslocadas internamente acolhidas por famílias em diferentes bairros.
A campanha teve início a 2 de Novembro de 2022 e teve lugar no bairro central e de fácil acesso de Josina Machel.

As pessoas que receberam certidões de nascimento provêm de quatro distritos da província de Cabo Delgado: Miudumbe, Mocimboa da Praia, Macomia e Quissanga. Distritos que foram severamente atacados pelos terroristas e dos quais fugiu uma grande parte da população.
Desde cedo de manhã há pessoas a fazer fila: todos precisam de uma certidão de nascimento, para poderem recuperar os seus documentos perdidos durante a fuga ou destruídos nos muitos incêndios provocados pelos ataques. Mas acima de tudo, precisam desta certidão para poderem matricular os seus filhos na escola. As pessoas falam maconde, muâni ou macua porque o português não é geralmente compreendido, embora seja a língua nacional.

Muitas mulheres com os seus filhos, porém, nunca tinham sido registadas e com a campanha Bravo! puderam receber pela primeira vez as suas cédulas pessoais de nascimento. Entre os dslocados, muitos não só nunca tinham sido registados, como nem sequer tinham ido à escola. A taxa de analfabetismo na província de Cabo Delgado é a mais elevada de Moçambique e é de 52,4 por cento, enquanto que é de 39,9 por cento a nível nacional.
No primeiro mês da campanha, foram entregues 1.600 certidões de nascimento. Cerca de metade eram novos registos, enquanto os restantes eram registos que se tinham perdido e que foram emitidos como cópias.

Mas Bravo! também iniciou as suas actividades de registo em três maternidades na cidade de Pemba, para que as mães que dão à luz possam registar imediatamente o seu bebé à nascença.