PRESS CONFERENCE

Sant'Egidio em setembro em Berlim, a cidade "onde os muros caíram" para levar "A ousadia da Paz"

De 10 a 12 de Setembro de 2023 realizar-se-á o encontro internacional "A ousadia da Paz. Religiões e culturas em diálogo", o trigésimo sétimo encontro no espírito de Assis promovido pela Comunidade de Sant'Egidio. Ao apresentar o encontro numa conferência de imprensa juntamente com Heiner Koch, Arcebispo de Berlim, e Christian Stäblein, Bispo da Igreja Evangélica de Berlim-Brandenburgo-Schlesische Oberlausitz, o Presidente de Sant'Egidio Marco Impagliazzo anunciou a presença do Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, do Chanceler Olaf Scholz e do Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, juntamente com os líderes das grandes religiões do mundo, como o Grande Imã de Al Azhar Al Tayyeb e o Rabino-Chefe de Israel Meir Lau, e personalidades da cultura de todo o mundo. "Não será uma cimeira à porta fechada, separada da cidade, dentro de uma 'zona vermelha' - sublinhou Impagliazzo - mas um evento aberto à cidade e às pessoas, especialmente aos mais jovens. Participarão milhares de jovens de toda a Europa, bem como muitas escolas de Berlim".

Impagliazzo explicou que a escolha de Berlim, "a cidade onde um muro caiu devido à força das democracias, do diálogo e da paciência para reconstruir canais de paz", é fundamental e dá esperança numa altura em que "tantos muros se erguem de novo e se criam polarizações preocupantes". Os participantes no encontro "A ousadia da Paz", concluiu o presidente de Sant'Egidio, perguntar-se-ão "qual pode ser o papel das religiões no mundo, não só perante a crise ucraniana, para baixar o tom dos conflitos ou mesmo para abrir caminhos de paz. Durante muito tempo, as religiões foram utilizadas como um instrumento de apoio às guerras e aos conflitos. Aqui está uma nova ideia de religiões como instrumentos de paz".

Durante o encontro, para o qual contribuíram financeiramente o Parlamento e o Governo alemães, bem como as Igrejas da Alemanha e outros doadores privados, vários fóruns abertos ao público abordarão temas sociais, religiosos e políticos, como a inteligência artificial, o envelhecimento da população europeia, as condições de vida nas prisões, os Objectivos do Milénio, a migração, o ambiente, a educação, as crises das democracias, o diálogo inter-religioso e a globalização.

VÍDEO DA CONFERÊNCIA