EVENTS

As crianças e o Papa Francisco: um encontro, um diálogo, uma festa pela paz e a salvaguarda da criação

“Pensemos nas crianças que sofrem com as catástrofes climáticas, a fome, as guerras, a pobreza”. Assim disse o Papa Francisco ontem, numa Sala Paulo VI "ocupada" por sete mil crianças em festa, incluindo uma importante representação das Escolas da Paz da Comunidade de Sant’Egidio, vindas de vários bairros da periferia romana e de outras cidades. Foi o acontecimento principal e mais longo do dia no Vaticano: mais de três horas de animação, canções, discursos e testemunhos, durante o encontro que teve, significativamente, o título: "Aprendamos com os meninos e as meninas". E, sobretudo, mais de uma hora ao lado do Papa, que se dirigiu a todos os presentes com palavras que também dizem respeito às responsabilidades dos adultos: “As crianças são um sinal que chega ao coração de todos nós, adultos, são a voz da inocência que nos interpela e nos faz pensar; que nos obriga a perguntarmo-nos: o que estamos a fazer com o nosso mundo, o nosso planeta, a nossa sociedade? Que futuro estamos a preparar para eles?".

Em seguida, Francisco submeteu-se a algumas perguntas das crianças mais pequenas, provenientes de vários continentes, algumas das quais também chegaram com as suas famílias através dos corredores humanitários. Em primeiro plano, sobretudo a guerra, com o grande desejo de paz expresso pelas crianças, e o ambiente, a "custódia da criação".

Nas Escolas da Paz, as crianças prepararam-se para o evento, não só com perguntas, mas também com desenhos e composições, que enriqueceram a exposição "Vamos fazer a paz? A voz das crianças sobre a guerra", montada para a ocasião na Sala Paulo VI.

"Este evento e esta exposição – comentou o presidente de Sant’Egidio, Marco Impagliazzoforam uma oportunidade para aprender com as crianças porque a sua voz diz um "não" muito explícito à guerra. Os pequenos autores viveram-na de perto na Ucrânia, na Síria, no Afeganistão, na República Democrática do Congo, no Burkina Faso, no norte de Moçambique. É lá que estão as nossas comunidades e as nossas escolas de paz. Mas à volta do Papa vivemos um grande momento de festa sob o signo da paz, porque é grande para tantos povos que sofrem, a começar pelas crianças, o desejo de que deixem de usar armas e que todos tratem o nosso mundo como um bem precioso a proteger e a acarinhar”.

VÍDEO