HOMELESS

Em Antuérpia, na Bélgica, Sant'Egidio abre "Katalyma": uma casa para os sem-abrigo

Na quinta-feira, 7 de março de 2024, foi inaugurado em Antuérpia uma nova casa para os sem-abrigo, com o nome de Katalyma. Esta é a palavra da Bíblia grega que significa "abrigo" (Lc 2,7). Exprime o que Sant'Egidio faz: acolher Jesus, que não encontra lugar na cidade dos homens, e dar aos seus irmãos e irmãs mais pobres um apoio duradouro, um lar, um ambiente familiar.

O apartamento, situado numa zona residencial de Antuérpia, alberga cinco pessoas sem-abrigo, que têm finalmente um lugar para ficar. Através de uma divisão de tarefas e de acordo com as suas capacidades, os cinco homens gerem a casa de forma autónoma. São apoiados por uma equipa do refeitório dos pobres de Kamiano e por voluntários de Sant'Egidio.

A crise da habitação está a fazer-se sentir cada vez mais, sobretudo entre as camadas mais baixas da população de Antuérpia. Encontrar casas para alugar a preços acessíveis também está a tornar-se cada vez mais difícil, especialmente para os mais pobres.

Ao longo dos anos, encontrar uma casa para pessoas em situação de habitação precária tornou-se uma atividade cada vez mais importante para Sant'Egidio. Atualmente, a Comunidade garante uma solução de habitação a 125 pessoas em várias fórmulas e em vários locais do país.