"Um movimento de paz e de solidariedade, não apenas um momento". Em Blantyre, no Malawi, encontros da Comunidade e dos Jovens pela Paz com Marco Impagliazzo

Realizou-se em Blantyre um grande encontro dos delegados dos Jovens pela Paz da cidade e dos distritos do Sul do país.

Setecentos jovens das escolas secundárias encontraram-se com Marco Impagliazzo numa animada assembleia em que reflectiram sobre as características de um movimento juvenil que quer construir um futuro de paz e de solidariedade para o Malawi. Um movimento que opta pela paz e pela não-violência e que faz da amizade com os pobres, nomeadamente os idosos sozinhos e as crianças mais marginalizadas da sociedade, um compromisso para toda a vida e não um compromisso de um momento: "Vocês estão a construir um movimento de paz, de amizade e de solidariedade e não apenas um momento de tudo isto", disse-lhes Marco Impagliazzo. Os jovens responderam com participação e entusiasmo às perspectivas indicadas pela assembleia, dando também testemunho do seu empenho concreto ao lado dos mais pobres.

Mais tarde, na “House of friendship” "Casa da Amizade"), a casa da Comunidade no centro da cidade reuniu-se a assembleia da Comunidade de Blantyre para refletir sobre as perspectivas de Sant'Egidio como sujeito de paz, de serviço aos pobres e de oração no país. Por ocasião do aniversário da morte de Floribert Bwana Chui, foi recordado o seu testemunho de jovem africano, filho do Evangelho e da Comunidade, que amou o seu povo.

Marco Impagliazzo visitou também os vários serviços da Comunidade com os pobres. Entre eles, a casa para os idosos em Bangwe, inaugurada em 2016.