IDOSOS

Em Lahore, no Paquistão, a inauguração da casa "Longa Vida para os Idosos", aberta há alguns meses no bairro cristão de Youhannabad

No dia 19 de outubro foi oficialmente inaugurada em Lahorea casa “Viva os idosos”, a primeira casa para idosos da Comunidade de Sant'Egidio no Paquistão, aberta no passado mês de Julho. 

A cerimônia aconteceu na presença do Arcebispo de Lahore, Mons. Francis Sebastian Shaw, que foi ao bairro cristão de Youannabad para a bênção da casa e depois presidiu a liturgia de ação de graças. Sadia Iqbal, responsável pela Comunidade de Sant'Egidio de Lahore, explicou como esta casa é fruto de uma reflexão feita por ocasião da visita de Andrea Riccardi ao Paquistão em Janeiro passado, que despertou o sonho de criar um local de acolhimento para idosos - especialmente as mulheres - muitas vezes abandonadas e sem meios.

“Trabalhando para realizar esse sonho, percebemos o quão grande é o número de idosos pobres e solitários”. Na verdade, é um fenómeno crescente no Paquistão, onde não existe pensão social ou outras formas de segurança social e, sobretudo, muitas mulheres idosas, especialmente as viúvas, encontram-se num estado de pobreza total. “Por isso”, concluiu Sadia, “a casa representa o sonho de devolver uma família a quem a perdeu, mas também de construir um mundo mais humano, onde o abandono e a indiferença sejam superados pela solidariedade”. 

Zinet, um dos idosos hóspedes da casa, disse: "Tenho 4 filhos mas quando eles se casaram ninguém pôde me levar para casa com eles. Fiquei sozinho e não conseguia nem comer, daí o convite para morar aqui veio, uma verdadeira bênção para minha vida, a bênção que eu nem ousava esperar e pela qual agradeço ao Senhor todos os dias."

Depois da liturgia, uma celebração aberta a todo o bairro reuniu nesta casa a Comunidade de Sant'Egidio de Lahore, sinal de esperança e de unidade entre gerações.