IDOSOS

Em Antuérpia, conferência de apresentação do programa “Viva os idosos”: um modelo inovador de assistência e solidariedade

No dia 18 de outubro de 2023, foi realizada em Antuérpia uma conferência apresentando o programa "Viva os Idosos!". Ativo na cidade belga desde fevereiro de 2022, já está a ter um impacto significativo.

Atendimento personalizado para maiores de oitenta anos

O programa oferece monitoramento sistemático de todas as pessoas com mais de 80 anos em algumas áreas específicas de Antuérpia. Através de contactos telefónicos ou visitas domiciliárias, pessoal qualificado avalia o bem-estar, as necessidades de cuidados e os contactos sociais de cada pessoa. Este modelo de intervenção precoce serve como estratégia preventiva para identificar e resolver quaisquer problemasi.

Os primeiros resultados: números e impacto

Lançado em fevereiro de 2022, o programa já realizou 30 mil intervenções, mantendo contacto constante com 2.270 maiores de 80 anos nos distritos de Merksem, Hoboken e Wilrijk, graças a uma equipa composta por profissionais e a um grupo de cerca de 30 voluntários.

Ultrapassar barreiras digitais e sociais

Durante a apresentação, a coordenadora Katrien Van de Weghe destacou como os idosos muitas vezes têm dificuldade de acesso aos serviços a que têm direito. “Nosso programa elimina essas barreiras, facilitando o acesso dos idosos aos serviços essenciais”, disse Van de Weghe. A iniciativa promove uma sociedade inclusiva e solidária, visando fortalecer as redes de proximidade. Evitar soluções drásticas, como a mudança para lares de idosos, muitas vezes consideradas inevitáveis, promovendo antes a independência dos idosos. Além disso, os médicos Dr. Jan De Lepeleire (KU Leuven) e Dr. Giuseppe Liotta, da Itália, explicou como os problemas médicos são muitas vezes consequência de problemas sociais. Uma abordagem holística, que tenha em conta as necessidades médicas e sociais, é, portanto, essencial.

O programa é apoiado pelo governo flamengo e pela cidade de Antuérpia, tornando-o um modelo de colaboração entre diferentes instituições. Para concluir, foi organizada uma festa na Casa de Sant'Egidio, na qual participaram mais de 200 idosos e voluntários.

O QUE É O PROGRAMA “VIVA OS IDOSOS!”