SOLIDARITY

A Escola da Paz de São Basílio em Roma: onde a diversão se torna educação

San Basilio é um bairro situado na periferia nordeste de Roma, que está frequentemente no centro de debates relacionados com questões sociais, económicas e culturais. Surgiu nas décadas de 1950 e 1960 como uma área residencial, parte do plano de expansão da cidade, mas foi imediatamente marcado por problemas estruturais, como a falta de infra-estruturas e ligações que levaram à sua crescente marginalização. San Basilio tornou-se conhecido por problemas como o desemprego, a degradação urbana e a criminalidade, mas é também uma comunidade resiliente que procura soluções para os seus problemas internos.

Sant'Egidio está presente em San Basilio há vários anos e criou uma Escola da Paz, um ambiente de estudo, brincadeira e diversão para as crianças, onde os Jovens para a Paz encontraram formas de partilhar momentos de alegria com elas. Cada atividade deixa uma lição ou uma recordação gravada na mente, enriquecendo não só as crianças mas também os jovens.

Natanaele, de Sant'Egidio, diz: "A Escola da Paz de San Basilio é o único sítio onde crianças de diferentes culturas, italianas e estrangeiras de todo o mundo, se encontram e passam tempo juntas de uma forma alegre e feliz.


O vídeo contém muitas outras informações: