EVENTS

At the School of Peace: no Malawi, a apresentação do livro sobre as Escolas da Paz de Sant'Egidio é uma oportunidade para refletir sobre a condição das crianças

No dia 26 de outubro, em Blantyre, no Malawi, foi apresentado o livro "At the School of peace. Educate children in a global word", tradução inglesa do livro " Na Escola da paz. Educar as crianças num mundo global”, sobre o trabalho da Comunidade de Sant'Egidio com as crianças em muitas partes do mundo. Sant'Egidio trabalha com as crianças no Malawi desde 1999 com as Escolas de Paz, que ajudam a crescer milhares de crianças nas cidades e nas aldeias.

O evento teve lugar na sede de Sant'Egidio em Blantyre e reuniu muitas pessoas, entre escritores, advogados, aqueles que se ocupam das crianças a vários níveis, estudantes universitários, jovens pela paz, amigos e voluntários.

Entre os oradores, Pemphero Mphande, autor de vários livros no domínio social, sublinhou a necessidade de fazer mais pelos menores no Malawi, especialmente pelas crianças de rua, infelizmente cada vez mais numerosas no país, afirmando que "é nossa responsabilidade e temos de acordar deste sono. Temos de multiplicar o trabalho realizado pela Comunidade que se ocupa das crianças de rua há tantos anos, com a distribuição de comida, o trabalho de reintegração na família e na escola quando as condições são adequadas, e a abertura de duas casas de família, uma em Blantyre e recentemente uma em Lilongwe.

Entre os oradores contam-se Kumvana Mtukule, Presidente da Children's Rights, Gender and Disability, o Superintendente Memory Mgeni, coordenador da Neighbourhood Police da região oriental, o Dr. Kamuyango, funcionário do National Registration Office (o serviço que trata do registo civil a nível distrital), Danil Moyo, funcionário da assistência social na cidade de Blantyre, e Victor Mwazangati, coordenador do serviço infantil da Comunidade de Sant'Egidio no Malawi. A Dra. Paola Germano, coordenadora do programa Dream da Comunidade de Sant'Egidio, concluiu afirmando que só através do trabalho conjunto entre as instituições e o mundo do voluntariado é possível mudar a situação de muitas crianças.