WORLD

Devolver identidade às crianças vulneráveis em Moçambique: O Prémio UNAC 2023 para o Programa Bravo! de Sant'Egidio

O programa de registo civil trabalhou especialmente na zona de Cabo Deglado para assistir os deslocados e combater o tráfico de menores

No dia 10 de novembro de 2023, na Câmara dos Deputados em Roma, teve lugar a conferência "O impacto dos conflitos armados sobre meninos e meninas: pesquisa e estudo sobre os aspectos jurídicos e sociais". O evento foi promovido pela Rede de Universidades para as Crianças em Conflitos Armados e pelo Instituto de Estudos Políticos "S. Pio V", e cofinanciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano.

Nesta importante ocasião, foram homenageadas várias iniciativas que se distinguiram pela proteção das crianças no mundo. Na conclusão dos trabalhos, o Programa Bravo! da Comunidade de Sant'Egidio foi distinguido com o "Prémio 2023 Universities Network for Children in Armed Conflict". O prémio foi atribuído em particular pelo trabalho realizado na Província de Cabo Delgado, destinado a devolver cédulas de nascimento e bilhetes de identidade aos deslocados, perdidos ou destruídos durante a fuga.

 
Americo Sardinha, responsável pelo programa Bravo! em Moçambique, recebeu com gratidão o prémio, dedicando-o a todas as crianças vulneráveis de África que correm o risco de ficar à margem da sociedade sem uma identidade legal. Estas crianças estão expostas ao risco de exploração por organizações criminosas ou de recrutamento para as guerras que assolam muitos países do continente.