Não esqueçamos o Afeganistão: o voo de Islamabad aterrou de madrugada com 20 refugiados afegãos, em Itália com os corredores humanitários. Às 12h30, um almoço tradicional afegão de boas-vindas no refeitório dos pobres de Via Dandolo

Nas primeiras horas da manhã de hoje, num voo proveniente de Islamabad, chegaram 20 refugiados afegãos graças aos corredores humanitários promovidos pela Comunidade de Sant'Egidio, em acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros. Estas famílias e indivíduos - entre os quais também algumas crianças e idosos - estavam refugiados no Paquistão desde agosto de 2021 e passaram mais de dois anos em condições extremamente precárias num campo informal no centro de Islamabad. Porque, após a queda de Cabul e a grande mobilização inicial, muitos dos afegãos que conseguiram salvar-se refugiando-se nos países vizinhos continuam a aguardar a recolocação. Para muitos, aliás, a situação tornou-se ainda mais perigosa, porque os países de acolhimento começaram recentemente a enviar os refugiados de volta para o Afeganistão, onde as condições políticas os expõem a um perigo adicional considerável.  

Após a aterragem, os refugiados passaram pelos procedimentos de identificação numa ala expressamente reservada do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Fiumicino e, às 12h30, no refeitório dos pobres de Via Dandolo 10, participaram num almoço de boas-vindas com uma ementa tradicional afegã, preparada pelos seus familiares e compatriotas que tinham chegado a Itália nos meses anteriores graças aos Corredores Humanitários.

Aqui foram recebidos por Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, que recordou com emoção a sua viagem ao Paquistão, onde encontrou muitos deles, dizendo: "Estou muito contente por vos encontrar depois de uma longa viagem, encontro-vos muito melhor do que quando vos encontrei em Islamabad, debaixo das tendas" onde "a vossa situação era verdadeiramente impossível".

E prosseguiu: "Depois tive um sonho, um sonho de dia. O sonho era que pudesses sair daquela situação e vir para Itália. O sonho tornou-se realidade em poucos meses. E levei este sonho comigo, graças a dois de vós que me marcaram muito: uma mulher, Alina, e um homem, a quem perguntei em Islamabad, entre as tendas: "Mas estás assim tão empenhado nos outros? E ele respondeu: "Dever de humanidade".

Em seguida, os refugiados serão acolhidos em Roma em diversos locais, alguns dos quais disponibilizados por congregações religiosas, e serão imediatamente encaminhados para a integração, começando pela aprendizagem da língua italiana, a frequência da escola, para os menores, e a colocação no mercado de trabalho, para os adultos.

No total, os Corredores Humanitários - promovidos por Sant'Egidio juntamente com várias Igrejas e associações - permitiram até agora a chegada em segurança de mais de 6.800 refugiados à Europa (5.700 em Itália), incluindo cerca de 850 afegãos. Este projeto, inteiramente auto-financiado, é implementado graças a uma vasta rede de acolhimento, apoiada pela generosidade de muitos cidadãos italianos, e representa um modelo de sucesso, combinando solidariedade e segurança.

O que é que são os corredores humanitários?

Uma visita ao acampamento dos refugiados afegãos em Islamabad