MIGRANTS

Um corredor de paz trouxe hoje para Roma os refugiados sírios do Líbano. Mais de um terço são crianças: nascidas durante a guerra, acolhidas por 10 regiões de Itália, vão finalmente conhecer a paz

Sessenta e dois refugiados sírios, que se encontravam há algum tempo no Líbano, aterraram esta manhã num voo proveniente de BeiruteTrata-se de uma primeira chegada, à qual se seguirá uma outra com 18 pessoas no dia 6 de dezembro, graças aos corredores humanitários promovidos pela Comunidade de Santo Egídio e pelas Igrejas Protestantes italianas, em acordo com os Ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros.

Os 62 refugiados, dos quais 25 são menores, serão acolhidos em 10 regiões italianas (Lácio, Toscana, Calábria, Ligúria, Úmbria, Lombardia, Apúlia, Abruzos, Campânia, Piemonte).

Foram recebidos por numerosos jovens da Comunidade de Sant'Egidio, com o seu presidente Marco Impagliazzo, alguns cidadãos sírios, chegados através dos corredores humanitários e já integrados, Marta Bernardini, coordenadora da Esperança Mediterrânica da FCEI, Francesco Zito, Diretor Central dos Serviços Civis para a Imigração e o Asilo do Departamento das Liberdades Civis e da Imigração do Ministério do Interior, e Valentina Setta, Chefe da Unidade de Vistos da Direção dos Italianos no Estrangeiro e da Imigração, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional.

Ao dar-lhes as boas-vindas, Marco Impagliazzo, Presidente da Comunidade de Sant'Egidio, disse "Bem-vindos a Itália, um país onde reina a paz, onde as escolas e as casas estão abertas para vós. Acolhemo-vos com grande carinho na vossa nova casa. Pedimos-vos que sejam bons cidadãos, contribuindo connosco para a construção de um futuro melhor. Este corredor que percorreram é um verdadeiro corredor de paz, que vos afasta da guerra e vos conduz a uma existência pacífica e segura. Sintam-se em casa!"

"Receber-vos aqui hoje é para nós uma grande honra - disse Marta Bernardini, da Federação das Igrejas Evangélicas de Itália (FCEI) - Estamos conscientes da violência que sofreram e das dificuldades que o Líbano atravessa. Um pensamento especial vai para as vítimas do conflito entre Israel e a Palestina. Continuaremos a rezar pela justiça e pela paz nestas regiões conturbadas".

Em nome do Ministério do Interior, Francesco Zito, Responsável pelos Serviços Civis para a Imigração, dirigiu-se em especial às crianças (25, mais de um terço dos recém-chegados): "Falando em particular às crianças que estão entre vós, asseguro-vos que encontrarão novos amigos e terão a oportunidade de frequentar a escola. O nosso compromisso não se limita ao mero acolhimento; visamos uma verdadeira integração, oferecendo-vos apoio não só para o dia de hoje, mas também para o vosso futuro em Itália."

Por fim Valentina Setta, em nome do Ministério dos Negócios Estrangeiros, reiterou o compromisso de "ltrabalhar em estreita colaboração com as organizações da sociedade civil para promover formas legais e seguras de combater o fenómeno do tráfico de seres humanos. Os vossos sorrisos são o mais belo testemunho da importância e do valor destas iniciativas."

Após a breve cerimónia, os refugiados encontraram-se imediatamente com as suas famílias e com as realidades que os acolhem em Itália, em 10 regiões diferentes.