EVENTS

"Na amizade, a vitória". Saudação de Marco Impagliazzo no final da liturgia eucarística do 56º aniversário de Sant'Egidio

Caros amigos, boa noite!

Obrigado por estarem aqui e participarem neste aniversário.A vossa presença é um apoio, a vossa amizade conforta-nos e leva-nos a ser melhores. "Na amizade, a vitória", dizia um sábio cristão do Oriente. Agradeço ao Card. James Harvey, Arcipreste desta Basílica, e com ele o Abade de S. Paulo, por nos terem acolhido com tanta disponibilidade e simpatia. Agradeço aos cardeais, a começar pelo Decano Re, aos arcebispos, aos bispos, às delegações das outras Igrejas e comunidades cristãs presentes. Um agradecimento especial ao querido Cardeal Matteo pelas suas palavras profundas e um pensamento grato pela sua missão na Igreja italiana e ao serviço da paz.

Agradeço aos membros do Governo e do Parlamento presentes, bem como aos representantes do Município e da Província. Enraizados nesta cidade e na Igreja de Roma e unidos ao seu bispo, o Papa Francisco, a quem expressamos os nossos sentimentos de afeto e gratidão, pudemos alargar os nossos horizontes e o nosso compromisso com o mundo inteiro. A presença de tantos membros do corpo diplomático, representando tantos países onde a Comunidade vive e trabalha, é um testemunho disso mesmo. Obrigado pela vossa presença. Esta abertura universal colocou-nos em contacto com tantas situações de dor e de pobreza: hoje tenho o prazer de saudar entre nós alguns dos nossos irmãos e irmãs que se juntaram a nós vindos da Ucrânia, e agradeço-lhes a sua resiliência e o inestimável trabalho humanitário que têm vindo a realizar em tantas cidades ucranianas afectadas pelo conflito desde há dois anos.

Ao longo dos anos, sentimos a responsabilidade da paz e vivemo-la como uma construção artesanal. Os artesãos da paz são homens e mulheres de fraternidade, de voluntariado, de responsabilidade social, de ligação com o outro. Eles são educadores. A fraternidade viva, aberta ao mundo distante e ao vizinho próximo, faz germinar visões de paz. Porque hoje o nosso próximo não é apenas o nosso vizinho, mas também o mundo que nos alcança em todos os sentidos. Podemos ser artesãos da paz, na solidariedade: fazer a paz através da solidariedade. "Se queres a paz, estende a mão aos pobres", disse João Paulo II. A solidariedade repara um tecido humano e social dilacerado, cura a solidão, faz a paz.

Uma saudação agradecida à advogada Laura Mattarella, que nos acompanha com a sua presença, e através dela tenho o prazer de transmitir a mais deferente homenagem ao Presidente da República, que recentemente visitou uma obra da Comunidade e disse: "Agradeço-vos muito porque estas obras fazem da Itália um país que mostra a sua verdadeira alma: a solidariedade humana, a capacidade de compreender, para além de todas as fronteiras, que há uma responsabilidade que chama a todos. E, naturalmente, às instituições em particular. Mas para aqueles que sentem pessoalmente essa responsabilidade, aqui está o modo de a exprimir, de a realizar, de lhe dar resultados concretos. Obrigado pelo que fazeis. É de facto um apreço, uma gratidão que exprimo com grande convicção".

É o desafio de ser um povo que, através da solidariedade, semeia a paz e cultiva uma cultura de paz, um bom ar não poluído pela violência. Não podemos ficar no anonimato, assistindo indiferentes ou receosos ao desenrolar da história. A paz é obra nossa e de tantos outros, é orientação profunda da humanidade e, sobretudo, é dom de Deus em resposta à nossa oração e ao lamento dos que sofrem. Obrigado por nos acompanharem com a vossa amizade, o vosso apoio e as vossas orações.